Atendendo ao cronograma estabelecido, a Portos RS concluiu a obra de dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto do Rio Grande. Iniciado em novembro do ano passado, o serviço foi realizado em sua totalidade pela draga Utrecht, equipamento da frota da empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas.
A embarcação, de bandeira holandesa, deixou o município no dia 30 de janeiro, depois de retirar 3,1 milhões de metros cúbicos de sedimentos nas áreas dos canais interno, externo e do Porto Novo. Para a realização da obra, a autoridade portuária gaúcha realizou um investimento de mais de R$ 105 milhões com a utilização de verbas próprias.
O planejamento de dragagens anuais só foi possível a partir da transformação de Autarquia para Empresa Pública, oportunidade em que houve a concentração de recursos no caixa portuário. Além disso, a manutenção constante das profundidades permite a redução do volume a ser dragado e dos valores empregados para a execução da obra.
Ao longo dos dois meses de trabalho, a draga Utrecht realizou 431 ciclos completos, que consistem na retirada do sedimento no trecho de dragagem e nos movimentos de navegação com a cisterna cheia e retorno vazia do sítio de descarte.
O material retirado foi depositado em uma área de descarte oceânica devidamente licenciada pelo Ibama, órgão que acompanhou todo o desenvolvimento do projeto para a garantia da execução das condicionantes ambientais. Peças informativas sobre a obra foram distribuídas os bairros ribeirinhos, com a disponibilização de números de contato com a Portos RS.
Para o presidente da Autoridade Portuária, Cristiano Klinger, “a conclusão dessa obra é fundamental na manutenção da competitividade do nosso complexo portuário, bem como quanto à segurança da navegação, buscando assim, a concretização da visão estratégica de sermos o hub do Conesul”.
Conforme o diretor de meio ambiente da Empresa Pública, Henrique Ilha, “a dragagem teve os mais modernos sistemas de acompanhamento ambiental e obteve um grande sucesso nos controles, demonstrando que a técnica utilizada pela Portos RS é muito adequada e garante a segurança ambiental do empreendimento”.
De acordo com o diretor de infraestrutura da Portos RS, Lucas Meurer, “os resultados obtidos nesta campanha foram extremamente satisfatórios, o que nos possibilitará ganhos de calado que serão informados para o mercado ainda em fevereiro”.
Atendendo ao cronograma estabelecido, a Portos RS concluiu a obra de dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto do Rio Grande. Iniciado em novembro do ano passado, o serviço foi realizado em sua totalidade pela draga Utrecht, equipamento da frota da empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas.
A embarcação, de bandeira holandesa, deixou o município no dia 30 de janeiro, depois de retirar 3,1 milhões de metros cúbicos de sedimentos nas áreas dos canais interno, externo e do Porto Novo. Para a realização da obra, a autoridade portuária gaúcha realizou um investimento de mais de R$ 105 milhões com a utilização de verbas próprias.
O planejamento de dragagens anuais só foi possível a partir da transformação de Autarquia para Empresa Pública, oportunidade em que houve a concentração de recursos no caixa portuário. Além disso, a manutenção constante das profundidades permite a redução do volume a ser dragado e dos valores empregados para a execução da obra.
Ao longo dos dois meses de trabalho, a draga Utrecht realizou 431 ciclos completos, que consistem na retirada do sedimento no trecho de dragagem e nos movimentos de navegação com a cisterna cheia e retorno vazia do sítio de descarte.
O material retirado foi depositado em uma área de descarte oceânica devidamente licenciada pelo Ibama, órgão que acompanhou todo o desenvolvimento do projeto para a garantia da execução das condicionantes ambientais. Peças informativas sobre a obra foram distribuídas os bairros ribeirinhos, com a disponibilização de números de contato com a Portos RS.
Para o presidente da Autoridade Portuária, Cristiano Klinger, “a conclusão dessa obra é fundamental na manutenção da competitividade do nosso complexo portuário, bem como quanto à segurança da navegação, buscando assim, a concretização da visão estratégica de sermos o hub do Conesul”.
Conforme o diretor de meio ambiente da Empresa Pública, Henrique Ilha, “a dragagem teve os mais modernos sistemas de acompanhamento ambiental e obteve um grande sucesso nos controles, demonstrando que a técnica utilizada pela Portos RS é muito adequada e garante a segurança ambiental do empreendimento”.
De acordo com o diretor de infraestrutura da Portos RS, Lucas Meurer, “os resultados obtidos nesta campanha foram extremamente satisfatórios, o que nos possibilitará ganhos de calado que serão informados para o mercado ainda em fevereiro”.
ASSESSORIA -- PORTOS RS