Grupo estratégico contra a Dengue quer agregar mais integrantes
01/03/2024 06:52 em Variadas

O Gabinete Estratégico para o Enfrentamento da Dengue no município do Rio Grande esteve reunido nesta quarta-feira (28), de forma virtual, buscando mais alternativas para desenvolver suas ações nos próximos meses. Durante o encontro e em função do aumento de notificações de casos nos últimos dias, detectados pelo trabalho desenvolvido pelas equipes da Vigilância Ambiental, foi sugerida a inclusão de novos integrantes no grupo, a fim de fortalecer as atividades de prevenção e combate ao mosquito em todas as regiões da cidade.

Há uma preocupação da Vigilância para os meses de março, abril e maio, que aliam, mais probabilidade de chuva e altas temperaturas, o que proporciona melhor ambiente para a proliferação do mosquito transmissor. Para que Rio Grande se mantenha na classificação de risco baixa em relação a casos de Dengue (atualmente está em nível 1, ou seja, em alerta com os cuidados) e tenha ampliado suas ações, vão ser convidados a compor esse Gabinete Estratégico os seguintes órgãos e instituições: FURG, Câmara de Dirigentes Lojistas, a 18° Coordenadoria Regional de Educação, o Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Simpro), o Porto do Rio Grande, o Instituto Federal do Rio Grande (IFRS), a Marinha e o Exército brasileiros com sede no município. 

Na reunião, foi antecipado pela coordenação da Vigilância em Saúde que, após visita ao 6º GAC, o Exército vai disponibilizar 15 integrantes da corporação para auxiliar nos trabalhos de prevenção. Hoje, 48 agentes de combate a endemias atuam no Programa de Prevenção à Dengue no município. 

Por outro lado, foi iniciado o cronograma de atividades educativas e se elabora um reforço junto às escolas nas localidades onde já existem focos detectados. A Vigilância pretende fazer com que professores e alunos se tornem multiplicadores de ações de prevenção e conscientização. 

Uma nova reunião do GT foi marcada para o próximo dia 20 de março. Para quem desejar mais informações e orientações sobre como combater a Dengue, a Vigilância Ambiental coloca à disposição o seguinte o e-mail vigiambsaude@riogrande.rs.gov.br e o telefone (53) 3233-7289, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
 
COMPOSIÇÃO

Atualmente, e conforme definido em decreto municipal assinado pelo prefeito Fábio Branco, o Gabinete Estratégico é composto pelas vigilâncias Epidemiológica (VE), Ambiental (VAS) e em Saúde (VS), vinculadas à Secretaria da Saúde (SMS), e também pela Defesa Civil, secretarias de Zeladoria e Cidade (SMZC), Meio Ambiente (SMMA), Mobilidade, Acessibilidade Segurança (SMMAS), Educação (SMEd), Fazenda (SMF), pela Procuradoria Geral do Município (PGM) e o Gabinete do Prefeito. O grupo é responsável pelo desenvolvimento e monitoramento de ações no combate ao mosquito Aedes aegypti que é o transmissor da doença.

ORIENTAÇÕES

As principais formas de prevenção e de enfrentamento ao mosquito transmissor da Dengue (o mesmo da Chikungunya) defendidas pelos órgãos de Saúde no município são:
- cobrir com areia até a borda pratos de plantas para que não seja acumulada água em seu interior
- descartar corretamente as embalagens que podem acumular água
- limpar e desobstruir calhas
- se for guardar garrafas, que elas sejam acondicionadas com gargalos para baixo
- manter fechados vasos sanitários em desuso e ralos 
- manter piscinas limpas e com água tratada (cloro)
- usar repelentes e telas de proteção
- manter-se informado sobre os sintomas da dengue
- denunciar focos de proliferação dos mosquitos.

ASSESSORIA -- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!