Rio Grande participa do D de Mobilização contra Dengue neste sábado
01/03/2024 20:07 em Variadas

Marcado para este sábado (2) em todo o país, o Dia D de Mobilização contra a Dengue, ação promovida pelo Ministério da Saúde, levará agentes de combate a endemias (ACE) às ruas de várias cidades brasileiras. Em Rio Grande, os agentes ligados ao Programa de Prevenção da Dengue da Vigilância Ambiental, órgão da Secretaria da Saúde, estarão em equipes trabalhando nas áreas da Junção e do antigo Prado para realizar a atividade Pesquisa Vetorial Especial, em decorrência de notificações por suspeita de Dengue.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Márcia Pons cita que, diante do cenário atual, em que há a presença do vetor (mosquito Aedes aegypti) da Dengue e casos importados e autóctones (do próprio município), “é importante intensificarmos nossa atenção para evitar a proliferação do mosquito”. Ela afirma que é necessário que toda a sociedade rio-grandina entre na luta contra a proliferação do mosquito e se envolva com o Programa de Prevenção da Dengue.

Márcia Pons lembra de alguns cuidados básicos visando a prevenção contra a Dengue, como por exemplo, cuidar para que não haja acúmulo de água em certos ambientes e recipientes, evitando que qualquer objeto possa servir de criadouro. “Essas ações são essenciais para diminuir o risco da Dengue e orientamos a população para que usem telas em suas residências, assim como repelente, principalmente, nas primeiras horas da manhã e final da tarde.”

A coordenadora lembra que os agentes estão identificados com uniforme da Vigilância Ambiental em Saúde e crachá, onde estão as suas informações profissionais, a fim de facilitar a sua identificação e o ingresso nas residências. Em caso de dúvidas, estará à disposição, das 8h às 14h, o telefone (53) 3233-7289. Para denúncias, há o e-mail vigiambsaude@riogrande.rs.gov.br .

ASSESSORIA -- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!