SMED recebe materiais do Programa Alfabetize Tchê, do Governo do RS
04/03/2024 04:36 em Variadas

A Superintendente de Gestão Pedagógica, Patrícia Ramos, representou a Secretaria de Município da Educação (SMEd) no ato de entrega do material didático do Programa Alfabetiza Tchê para o ano letivo de 2024, ocorrido na última quinta-feira (29). Esteve presente no ato de entrega dos materiais pedagógicos representando a Secretaria Estadual da Educação a Coordenador da 18º CRE, Luciana Silveira Dias. 

O Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (PARC), batizado de Alfabetiza Tchê, tem como objetivo a alfabetização de todas as crianças no Estado do Rio Grande do Sul na idade correta. O Programa, existente desde 2022, atua em cinco eixos: fortalecimento da aprendizagem; fortalecimento da gestão municipal e escolar; formação de professores; avaliação externa; e acompanhamento. O Alfabetiza Tchê é focado em alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental de escolas da rede municipal de ensino em todos os 497 municípios gaúchos.

A SMEd aderiu ao Programa Alfabetiza Tchê no ano de 2023, onde 1451 alunos de 49 escolas participaram das duas avaliações anuais propostas pelo programa. A fluência leitora, objeto de avaliação do programa, contribui para o letramento dos estudantes e os dados obtidos a partir das avaliações permitem intervenções pedagógicas, tanto da SMEd quanto das escolas. 

Segundo Patrícia Ramos, o Alfabetiza Tchê é uma ferramenta importante para a avaliação do processo de alfabetização dos alunos da Rede Municipal de Ensino, auxiliando no planejamento pedagógico e na proposição de ações que busquem corrigir possíveis atrasos no processo. Os resultados obtidos pelos alunos da Rede Municipal nos testes realizados no ano de 2023 serão divulgados em breve. 

Estes materiais didáticos fornecidos pelo Governo do RS são base para o desenvolvimento de atividade em sala de aula e, posteriormente, para a verificação da fluência leitora dos alunos da Rede Municipal realizada pelas avaliações propostas pelo Alfabetiza Tchê. Dentre os materiais recebidos estão Livro do Professor, Livro do Estudante, Cadernos Literários e Cartazes, de acordo com o referencial curricular proposto pela Secretaria de Educação do RS.

A distribuição dos kits com material didático complementar recebidos pela SMEd está prevista para o dia 10 de março.

ASSESSORIA -- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!