Palestras na sede da Prefeitura antecipam programação do Março Lilás
04/03/2024 04:38 em Variadas

Duas palestras envolvendo assuntos com abordagem para o Março Lilás foram realizadas no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, da Prefeitura do Rio Grande, na quarta-feira (28), voltadas para profissionais da Enfermagem que atuam nas unidades básicas de Saúde no município. A atividade antecipa a programação para o Março Lilás, mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do cólon do útero, uma das maiores causas de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A primeira palestra foi proferida pela psicóloga Vivian Lopes que tratou sobre câncer de cólon de útero e a sua experiência como paciente oncológica. A profissional fez algumas afirmações, como por exemplo, que quando se aborda adoecimento é preciso voltar ao passado. Disse que “o adoecimento pode ter origem numa ‘ferida’ não cicatrizada na infância”; que “muitas vezes não compreendemos porque alguns ambientes não nos favorecem”; e que “tudo que a boca não fala é somatizado e pode desencadear uma doença”.

Para a psicóloga, as pessoas precisam se autoconhecerem e o processo do autoconhecimento se baseia em entender “quem eu sou, o que eu gosto, me perceber enquanto ser humano e colocar em prática, no meu dia a dia, os limites que eu quero que os outros entendam”.

Sobre sua experiência como paciente, ela citou que “se começarmos a viver o diagnóstico de uma determinada doença, como se fossemos morrer daqui a pouco, nós não vivemos”. Argumenta que “podemos ter um diagnóstico de alguma patologia bem grave, mas se vivermos a doença, podemos viver apenas um mês”. Sustenta ser preciso respeitar os próprios limites e trazer para o entorno o que nos faz bem e “se permitir ver além do que vemos todos os dias”.

O PAPEL DO CRAM

Outro assunto tratado na atividade no Salão Nobre foi o trabalho realizado pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), órgão implantado ainda no ano passado pelo Executivo. A exposição coube à coordenadora do CRAM, Andréa Westphal, juntamente com a psicóloga Roberta Rodrigues e a assistente social Camila Freitas. A coordenadora disse que a divulgação do serviço do CRAM, específico para mulheres vítimas de violência, tanto para atendimento pós-traumático mas também como trabalho preventivo, está no sentido de trabalhar todas as situações que surgem após a violência, quebrando esse ciclo, atuando na prevenção.

“Onde houver mulheres sendo vítimas de violência, o CRAM estará presente prestando apoio”, justifica Westphal. Seja no meio rural, junto às pescadoras, na PERG (Penitenciária estadual de Rio Grande), “a violência doméstica não tem lugar definido e o nosso trabalho é divulgar o trabalho onde as portas estiverem abertas”, frisa a coordenadora do CRAM.

PROGRAMAÇÃO LILÁS

Além de atividades no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a Secretaria da Saúde (SMS) vai realizar vários eventos durante o Março Lilás. O principal está marcado para o sábado (23), Dia D de prevenção, que contará com trabalho especial em todas as unidades de Saúde da rede municipal, entre 9h e 17h. A programação será desenvolvida por meio dos programas da SMS em execução em Rio Grande .O principal objetivo é a prevenção do câncer do cólon do útero, estreitando laços e sensibilizando as mulheres a realizarem os seus exames e cuidados preventivos.

ASSESSORIA -- PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!