Jornada Pedagógica: SMEd dá início a ano letivo escolar com evento educativo e cultural
13/03/2024 06:26 em Variadas

Durante a tarde da última sexta-feira (8), cerca de dois mil professores reuniram-se na Sociedade Amigos do Cassino (SAC) para participar da Jornada Pedagógica 2024 promovida pela Secretaria da Educação (SMED). O evento, que reuniu educadores de todo o município, teve como objetivo principal fomentar a educação por meio da conexão e inovação, destacando-as como ferramentas essenciais para a transformação tanto no cotidiano quanto na sala de aula.

Com ênfase na apresentação da proposta pedagógica que irá nortear as atividades ao longo do ano letivo, esta segunda edição da Jornada Pedagógica buscou integrar os professores em torno de temas fundamentais, tais como educação, inovação, sustentabilidade, cultura, criatividade, patrimônio, cooperativismo, empreendedorismo e futuro. Esses pilares serão trabalhados nas escolas do município ao longo do ano, visando transformações significativas no contexto educacional local.

O prefeito, Fábio Branco, destaca os pontos positivos da Jornada Pedagógica. “O evento é muito importante, porque assim vamos destacar o mais relevante da nossa rede que é a parte pedagógica, que faz grande diferença na qualidade do ensino e, principalmente, em qualidade para o nosso aluno. Fico feliz de contarmos com um dia de muitas experiências e palestras motivacionais, entendendo também que precisamos mudar e realizar uma troca de experiências das escolas e dos bons projetos, para que possamos fomentar e multiplicar uma rede cada vez mais qualificada”, diz Branco. 

O evento contou com uma solenidade de abertura, que teve a presença de autoridades municipais, instituições privadas e representantes da Secretaria da Educação (SMEd). Durante o momento, foram destacados os objetivos do evento e a importância da educação como ferramenta de transformação social. Ainda, a cerimônia também foi marcada pelo anúncio das datas da 3° edição do CriaRG, que neste ano acontece entre os dias 13, 14 e 15 de agosto.

Após, os participantes puderam conhecer em detalhes a Proposta Pedagógica elaborada pela SMEd para o ano de 2024. A apresentação trouxe diretrizes, estratégias e metas a serem seguidas ao longo do ano letivo, visando aprimorar a qualidade do ensino e promover a inovação educacional. 

Durante a tarde, os participantes puderam desfrutar de palestras e oficinas gratuitas promovidas pela secretaria. Dentre os convidados, destacam-se o Prof. Dr. Dado Schneider trouxe relatos durante sua palestra intitulada "Muda", abordando temas como transformação e adaptação no contexto educacional e social.

Para encerrar as atividades no Palco Principal, Matheus Ribeiro, fisioterapeuta e terapeuta em integração sensorial, apresentou o conceito lúdico e a integração da tecnologia como ferramentas poderosas para potencializar o desenvolvimento infantil. 

A superintendente da SMED, Patrícia Ramos, explicou que a Jornada Pedagógica 2024 teve como premissa pactuar as propostas que irão permear o ano letivo, reunindo todos os professores da rede municipal para apresentar as principais propostas pedagógicas. Além disso, o evento proporcionou atividades culturais e de integração, permitindo que os professores escolhessem as atividades de seu interesse.

Em comemoração ao Dia da Mulher, o evento dedicou um espaço e atividades especiais para homenagear as profissionais da educação, a maioria delas mulheres. Houve um espaço de autocuidado, oferecendo serviços como corte de cabelo, maquiagem, escova, unha e massagem de forma gratuita para os professores. A programação contou também com shows da banda Gabardinas e do cantor Serginho Moah, além de espaço gastronômico, lounges, plataforma 360º e planetário.

ASSESSORIA -- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!