Novas camas pediátricas proporcionam mais conforto e segurança no HU-Furg
21/03/2024 09:51 em Variadas

No início do mês de março, as crianças internadas na Clínica Pediátrica do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), receberam uma surpresa encantadora: 15 camas pediátricas eletrônicas novinhas em folha! A aquisição, no valor de R$ 132 mil proveniente do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), proporciona mais conforto e segurança aos pequenos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), além de oferecer melhor ergonomia para os profissionais e acompanhantes.

A chefe da Unidade da Criança e do Adolescente (UCA), Ana Paula Bigliardi, explicou que as novas camas trazem muitos benefícios: “As camas antigas costumavam fazer ruídos que atrapalhavam o sono das crianças, o que é especialmente difícil para elas, que já têm dificuldade em dormir quando estão doentes. Agora, com as novas camas, a qualidade do sono melhorou, o manejo e a mobilidade das crianças no leito estão mais fáceis”. E detalhou: “A redução de ruídos é fundamental para minimizar o estresse e trauma das crianças durante a internação, contribuindo para um desenvolvimento saudável”.

E não são só as crianças que estão felizes com a novidade. A melhoria dos equipamentos também impactou positivamente a equipe multiprofissional que atua na Clínica Pediátrica, proporcionando mais conforto e valorização do trabalho. Segundo a enfermeira referência, Cristine Duarte da Cruz, “A melhoria nos equipamentos não beneficia apenas a equipe, mas também valoriza o trabalho de cada profissional, aumentando a autoestima e o empenho em oferecer um atendimento de qualidade”. Cristine também ressaltou que “A equipe está em constante atualização e aprendendo novas técnicas para acompanhar as inovações tecnológicas da Unidade, visando garantir o atendimento com excelência e o bem-estar das crianças”.

“A renovação da Clínica Pediátrica é parte de um plano para aprimorar o atendimento, substituindo equipamentos antigos por tecnologias mais modernas”, disse a chefe do Setor de Engenharia Clínica (STEC), Ana Marília De Souza. Ela também destacou os benefícios: “As novas camas eletrônicas substituíram as antigas camas mecânicas, trazendo benefícios como: menos ruído, mais suave na movimentação, principalmente para os pacientes pós-operatórios, e maior segurança para os pequenos”.

As camas novas, também, trazem uma facilidade física, por possuírem um controle automatizado que pode ser operado tanto pelos profissionais do HU-Furg quanto pelos pais. A Unidade também recebeu outros equipamentos como monitores, carrinho de parada e cardioversor, visando melhorar a qualidade do atendimento.

A Clínica Pediátrica trabalha de forma referenciada, recebendo pacientes para internação encamERHinhados pela Rede Básica de Saúde da Microrregião Litoral Lagunar no Rio Grande do Sul (Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí), além de receber pacientes de outras localidades. No local, são atendidos crianças e adolescentes, desde recém-nascidos até 12 anos incompletos, conforme preconiza o SUS, e está estruturada para que a criança se sinta em um ambiente mais acolhedor, tendo direito a um acompanhante, ininterruptamente.

ASSESSORIA - EBSERH FURG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!