Mais de 300 municípios já foram capacitados para novas estratégias no combate à dengue
25/03/2024 06:10 em Variadas

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) já capacitou agentes municipais de saúde e gestores de mais de 300 municípios do Rio Grande do Sul para atuar em duas novas estratégias de controle da dengue: o método Ovitrampas e a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI/Aedes). As duas ações fazem parte da Programa Estadual de Vigilância e Controle de Aedes, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).  

Os últimos encontros ocorreram nesta semana e envolveram 56 municípios das regiões de Santa Maria, Cruz Alta, Osório e Palmeira das Missões. 

Neste ano, devido à situação de emergência em saúde pública no RS, decretada pelo Governo do Estado em 12 de março, essas capacitações fazem parte da intensificação das ações de prevenção, controle e atenção à saúde diante do risco epidemiológico à população pela epidemia de doença. 

As estratégias 

Ovitrampras é um método que consiste na colocação de armadilhas em locais específicos, para que as fêmeas do mosquito Aedes aegypti depositem os ovos e, assim, se possa fazer a vigilância do vírus e do vetor nas áreas escolhidas para serem investigadas.  

Trata-se de uma estratégia barata, com bastante especificidade. As ovitrampas são armadilhas que simulam um criadouro de Aedes aegypti utilizadas para detectar a presença e abundância do inseto por meio dos ovos depositados na mesma. Isso permite direcionar os esforços da equipe municipal (controle mecânico através da visita do agente e os métodos de controle químico se necessário – BRI, UBV) para onde o mosquito está", avalia Aline Campos, da Divisão de Vigilância Ambiental do Cevs.  

A Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI/Aedes) é uma estratégia que tem resultado na abordagem preventiva, evitando casos e que também pode ser usada em uma abordagem reativa, diminuindo a transmissão. Trata-se de uma borrifação dentro do imóvel, utilizando um inseticida com poder residual, que vai ficar agindo por quatro meses. É aplicada dentro do domicílio e somente nos locais preferenciais de repouso do mosquito, sendo uma estratégia seletiva de controle. 

Aline Campos afirma que o objetivo deste grande esforço de capacitação é habilitar 100% dos municípios nas duas novas estratégias que se complementam e permitem melhor resultado. O treinamento consiste em um dia de atividade teórica e um dia de atividade prática.  

Depois de treinados os municípios têm liberdade para gerenciar seu trabalho, de acordo com sua capacidade operacional e situação epidemiológica local. Rondinha, Jaboticaba e Tucunduva foram os pioneiros na adoção da técnica BRI, servindo de piloto em 2022 e 2023 para a pesquisa do método.   

As Ovitrampas podem ser monitoradas através do painel que é aberto para quem desejar consultar no endereço painelovitrampasrs.streamlit.app/. 

SECOM- GOV RS
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!