Inaugurado o CIE do Parque Marinha
Variadas
Publicado em 05/04/2024

“Uma data que certamente é uma vitória do esporte rio-grandino”. Com essas palavras que ecoaram o mesmo tom que permeou toda a cerimônia, o secretário adjunto de Cultura, Esporte e Economia Criativa (SMCEEC), Deivid Pereira, iniciou seu discurso em celebração à inauguração do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) do Parque Marinha na manhã desta sexta-feira (5). O ato teve a participação do chefe do Executivo Municipal, Fábio Branco, autoridades locais, secretários e vereadores, e membros da comunidade esportiva, além do Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul, Alexandre Lindenmeyer.  

O novo complexo poliesportivo, agora batizado de CIE Professor Alexandre  Angelo Degani Júnior, localizado na Rua das Galeras, junto ao Parque Albatroz, traz um novo conceito de centro esportivo, mais equipado e moderno. Estarão à disposição da comunidade uma quadra com piso sintético de 40X20m para a prática de diversas modalidades esportivas — basquete, futsal, handebol e voleibol —, uma pista de 100 metros rasos, nomeada em homenagem ao professor Golbery Minuto Gaubert, pista de salto triplo e em distância e gaiola de arremessos, todos conforme o padrão oficial determinado pela Confederação Brasileira de Atletismo – CBAT. 

O CIE também contempla banheiros, chuveiros, vestiários, academia, enfermaria, copa e salas administrativas, bem como uma plataforma elevatória para acesso ao andar superior para PcDs. A área total do complexo (parte interna e externa) é de 10.500 metros quadrados. Ao todo, a obra teve um custo de R$ 9.015.568,31. 

Após a assinatura da licitação em 2014 e o início das obras em agosto de 2018, os serviços foram interrompidos em 2020 devido às medidas sanitárias implementadas em resposta à pandemia de Covid-19. Na época, cerca de 30% do projeto havia sido concluído. A obra do CIE teve sua retomada em 2022, sendo concluída em agosto de 2023. 

“Fizemos um esforço muito grande para que a nossa cidade alavancasse o esporte e tivesse destaque. Conseguimos, felizmente, com muito trabalho, tornar o Rio Grande uma referência, isso é notório. A cidade tem avançado nesse sentido, e o nosso trabalho tem sido para adotar as estruturas capazes de iniciar, esportivamente falando, nossos jovens”, prosseguiu Pereira. “Quero agradecer ao prefeito Fábio Branco pela oportunidade de ter estado à frente da coordenação do esporte, juntamente com o Roberto Tadielo, isso nos honrou muito”. 

O coordenador do CIE, o superintendente de esporte e lazer, Roberto Tadiello, também expressou sua gratidão, trazendo um pouco de sua história com o esporte. Ele acredita que o novo complexo irá transformar a vida de muitas crianças da cidade por conta de sua estrutura qualificada. “Fui criado em campo de futebol, na grama, de pé descalço, não tive a oportunidade de ter um ginásio como este, e hoje, mesmo com meus 58 anos, eu entro neste ginásio e fico de boca aberta, animado de ver”. 

Em sua fala, Fábio Branco destacou o trabalho coletivo por trás do empreendimento e compartilhou que novas estruturas estão sendo pensadas para qualificar ainda mais o espaço. “Vai ter um campo [de futebol] de 11, de R$ 1, 2 milhão, o projeto pronto, um campo de 7, mais quadras”. Ainda segundo o prefeito, investir no esporte é investir no bem-estar e na saúde da população, e esta é a prioridade da administração.

assessoria -- PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!