Cerimônia marca formatura de primeira turma de Guardas Municipais aptos ao uso de arma de fogo em Rio Grande
08/04/2024 06:56 em Variadas

Concretizando o objetivo da atual gestão do Executivo em tornar o Município um ator mais presente no âmbito da segurança pública, aconteceu na tarde desta sexta-feira (5) a formatura de agentes da Guarda Municipal no curso de formação para manuseio Armamento e Tiro, tornando os agentes aprovados aptos ao porte de arma de fogo em serviço.

Ao todo 24 agentes da Guarda Municipal receberam o porte e o armamento letal para uso em serviço, compondo a primeira turma da Guarda apta a utilização deste tipo de armamento. O curso de formação teve início no mês de dezembro de 2023 e, ao todo, contou com 1280 horas-aula, sendo 200 horas destinadas a treinamento direto com armamento. Durante o curso os agentes da Guarda Municipal do Rio Grande foram habilitados para uso de espingarda calibre 12, revólver calibre 38 e pistola 9mm.

Todos os agentes habilitados no curso de formação receberam uma pistola calibre 9mm, que ficarão sob responsabilidade dos agentes em regime de cautela. A entrega do armamento, assim como do documento de porte de arma emitido pela Polícia Federal, foi realizada durante a cerimônia de formatura e os agentes que foram habilitados já estão aptos a usarem o armamento em serviço.

Para o Comandante da Guarda Municipal do Rio Grande, Marcelo Fernandez, o porte de armamento letal pelos agentes auxiliará na efetividade das ações da Guarda e trará mais segurança aos servidores. “Estou muito feliz de participar deste momento histórico para a Guarda”, afirmou o Comandante. 

Segundo o Secretário de Mobilidades, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro, a Guarda Municipal entra em um novo momento referente a sua atuação a partir da formatura de sua primeira turma armada, afastando-se daquela função inicial delegada logo após sua fundação no ano de 1999 que era focada em serviços de guarda patrimonial. O Secretário em sua fala expôs aos presentes a importância da formatura da primeira turma armada da Guarda Municipal e parabenizou os servidores pelo empenho nos treinamentos. O Secretário Anderson Castro ainda reconheceu em seu discurso a importância do trabalho conjunto realizado pelas Secretarias de Município para a conclusão do processo de importação direta do armamento que será utilizado pela Guarda Municipal, apontando a Procuradoria-Geral do Município, e as secretarias da Fazendo e de Gestão Administrativa e Licitações como essenciais no processo.

Durante fala no evento o Prefeito Fábio Branco afirmou que “o dia de hoje marca uma mudança de patamar para a Guarda Municipal”. O Prefeito salientou a importância da Guarda Municipal para a segurança pública no município e apontou o uso do armamento como um novo desafio que será encarado com muita responsabilidade pelos agentes. Fábio Branco também elogiou o trabalho do Secretário Anderson Castro frente à SMMAS, com todo processo de investimento na Guarda Municipal que está ocorrendo, seja pela aquisição de armamento e treinamento dos agentes ou mesmo pela efetivação de ações inovadoras como o aplicativo Ju.Li.A. O Prefeito ainda agradeceu o auxílio de outras entidades como o Ministério Público e a Polícia Federal na concretização do longo processo que foi o armamento da Guarda.

  

Homenagem

Durante o cerimonial de formatura aconteceu uma homenagem da Guarda Municipal a pessoas que tiveram importante participação no processo de armamento e formação dos agentes com a entrega de uma placa de reconhecimento.
 
Foram homenageados o Prefeito Fábio Branco, o Chefe Administrativo da Polícia Federal na cidade o Rio Grande, Oscar Marcelo Silveira, e os Guardas Municipais do município de Gravataí que atuaram como instrutores no curso de tiro e armamento, Gilson Júnior e Luciano De Bone.

ASSESSORIA -- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!