A Coordenadoria Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (CODIPD) e a Central de Intérprete de Libras, ambas da Prefeitura do Rio Grande, deram início na última terça-feira, 09/04, às aulas da 1ª turma de 2024 de Libras para a área da Saúde.
O curso de Libras (Básico I), com total de 20h/aula, tem o intuito de diminuir as barreiras na comunicação, uma vez que o órgão compreende que os espaços de Saúde no município – assim como os de Educação e Assistência Social, dentre outros – precisam priorizar em seus atendimentos uma comunicação acessível capaz de atender a todos que buscam pelos serviços destas áreas.
A professora Patrícia Cristina de Frutos Ramirez é a responsável por ministrar as aulas, que acontecem na sede da Coordenadoria, Rua República do Líbano nº 88, antigo prédio do SENAC.
De acordo com a coordenadora da CODIPD, Cibele da Rocha, ao todo 47 inscritos se inscreveram para as 20 vagas ofertadas inicialmente para esta primeira turma de 2024. Ela explicou que o excedente de inscritos foi colocado pela Coordenadoria em lista de espera para a composição da próxima turma a ser oferecida.
Todos os alunos e alunass são servidores da área da Saúde em Rio Grande, sendo sua maior parte composta de agentes comunitários de saúde. A realização do curso conta com o apoio do Instituto Proteja com sede em Rio Grande.
Formatura de turmas e início do curso “Libras na Escola”
No início dessa semana a CODIPD e a Central de Libras realizaram a formatura de duas turmas de servidores de áreas em geral da Prefeitura que já estavam em curso. Ao total formaram-se 16 servidores, sendo oito do nível básico e oito do nível intermediário.
Além disso, tem início na tarde de amanhã, 12/04, a primeira turma do curso “Libras na Escola”, destinado aos alunos da Rede Municipal de Ensino do município de Rio Grande, com idades entre 10 e 16 anos.
ASSESSORIA -- PMRG