Durante a última semana, a cidade do Rio Grande teve destaque no primeiro InovaEduBr Summit 2024, evento promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A equipe Brigadeiros da Robótica da E.E.E.M Brigadeiro José da Silva Paes se consagrou vencedora da categoria jovens com um aplicativo capaz de facilitar o acesso a informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento aconteceu entre os dias 16, 17 e 18 de abril na capital do estado.
O InovaEduBr é um evento que reúne profissionais de diversas áreas para discutir e compartilhar conhecimentos sobre educação, inovação e tecnologia. Em sua primeira edição, o evento teve como tema “A revolução da educação com as novas tecnologias e inteligência artificial“. Ainda, o evento tem como objetivo fomentar a convergência entre educação e inovação reunindo educadores, pesquisadores, empreendedores, investidores e agentes públicos facilitando a integração de tecnologias, ferramentas e metodologias.
Bem como, busca impulsionar startups em ambientes acadêmicos e corporativos para amplificar o impacto das tecnologias na educação e promover a inovação educacional através de diálogos interdisciplinares e colaborativos, especialmente com o uso da Inteligência Artificial.
Nesse sentido, a equipe rio-grandina, composta pelos alunos Mariélen Lopes, Lucas Silva e Nathan Souza e orientada pelo professor José Silva, apresentou um pitch de um aplicativo que tem como objetivo facilitar o acesso às informações referentes ao TEA. De acordo com José, na aplicação será possível armazenar informações sobre o progresso no tratamento, alimentado por profissionais que acompanham o portador do TEA, contendo gráficos analíticos que irão auxiliar no tratamento.
“Após percebermos a dificuldade de inclusão para com os portadores do TEA e da dificuldade de acesso à informação para a sociedade, chegamos ao consenso de que precisávamos mudar essa realidade. Após o diagnóstico de uma pessoa próxima à uma das criadoras do projeto, foi decidido que criaríamos um aplicativo de informação que não somente trouxesse o conhecimento sobre a doença, mas que falasse sobre os direitos das pessoas portadoras do TEA, juntamente com uma associação local que apoia mães atípicas e familiares destes pacientes”, destaca o professor.
Para a criação do sistema, a equipe contou com o auxílio da Associação Associação TeA'amo formada por pais e responsáveis de pessoas atípicas do Rio Grande. Ainda, ele explica que a nova versão do aplicativo que vêm sendo desenvolvida, pretende criar um assistente virtual que além de auxiliar os usuários, também irá promover uma experiência mais acolhedora e individual.
Além desta, a E.E.E.M Brigadeiro José da Silva Paes têm se destacado em outras competições da área que já renderam premiações regionais, nacionais e internacionais. José ressalta que a escola conta com um curso técnico em informática integrado ao ensino médio e que seus alunos são muito comprometidos e engajados com o desenvolvimento de soluções baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A integrante da equipe, Mariélen Lopes, comenta sobre o entusiasmo de trazer mais um título para a escola. “Ter esse reconhecimento é muito gratificante, porque, apesar de ter continuado com uma ideia e elaborado uma parte interativa para resolver um problema enfrentado por muitas famílias, essa ideia está sendo vista e ouvida por outras pessoas. Trazer o tema do autismo para o Summit 2024 e ainda ganhar o primeiro lugar significa que todo o trabalho e esforço que tivemos para aprender sobre o transtorno não foram em vão, e é certo que vamos conseguir ajudar as pessoas afetadas por isso”.
ASSESSORIA -- PMRG