O projeto Agente Mirim terá atividades nas escolas E.E.E.M. Carlos Loréa Pinto, pela manhã, e E.E.E.F. Barão de Cêrro Largo, à tarde, nesta segunda-feira (22). A ação de hoje consiste na discussão do módulo 3 do programa — ao todo, são 4 — com as turmas do terceiro ano do ensino fundamental. Esse módulo irá abordar a sinalização de trânsito, tendo como prática a elaboração de placas pelos próprios estudantes.
Coordenado pelo Núcleo de Educação para o Trânsito da Secretaria de Município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), o projeto Agente Mirim objetiva conscientizar as crianças sobre segurança no trânsito, dando a elas um papel de destaque. Ao final dos módulos, quatro estudantes serão designados para viver um dia de agente de trânsito.
“O objetivo desse encontro é levar a criança a conhecer, observar, respeitar e preservar a sinalização de trânsito”, ressalta Michele Albuquerque, dirigente do Núcleo.
Além dessa ação, o Núcleo de Educação para o Trânsito vem realizando o projeto “Escolinha do Trânsito”. No último domingo (21), o projeto esteve no evento “Me Gusta!”, realizado no Praça Shopping Rio Grande em alusão aos 10 anos do empreendimento. O Núcleo de Educação para o Trânsito estima que cerca de 90 crianças passaram pela “Escolinha do Trânsito” durante a edição.
Em execução desde 2012, a “Escolinha do Trânsito” visa promover a educação para o trânsito para crianças entre 3 e 12 anos. O objetivo é construir, desde a infância, uma consciência no trânsito, através do significado das sinalizações e do papel de cada um nesse contexto, seja como pedestre, condutor ou ciclista.
ASSESSORIA -- PMRG