A Prefeitura do Rio Grande, por meio do Núcleo de Educação de Trânsito da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS) já está atuando na organização do Maio Amarelo 2024, proposta que tem a intenção de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo mundo. A programação está agendada para iniciar na próxima terça-feira (30), a partir das 9h no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, no prédio da Prefeitura, com a palestra “ A paz no trânsito começa por você”, pauta que é tema da edição deste ano, ministrada por instrutores do Sest/Senat.
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a promoção da segurança no trânsito que tem o objetivo de estimular ações coordenadas entre poder público e sociedade civil. Dessa forma, a intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, para efetivamente discutir o tema, e propagar o conhecimento, abordando diversas questões pertinentes ao trânsito.
“O maio amarelo é um momento importante para que as pessoas reflitam sobre as suas atitudes no trânsito. É também um período no qual a SMMAS intensifica as ações com o objetivo de chamar a atenção da população sobre os altos índices de mortos e feridos no trânsito, para que esses números sejam reduzidos”, comenta a Dirigente do Núcleo de Educação de Trânsito, Michele Albuquerque.
A programação deste ano prevê ações de conscientização em diferentes dias ao longo do mês de maio e dois passeios. O primeiro passeio será para motociclistas, no dia 11/05, e o segundo para ciclistas, dia 25/05, que terá sorteio de brindes e irá marcar o encerramento do Maio Amarelo.
No dia 3/05, no período da tarde, o Largo Dr Pio recebe o Dia do Agente Mirim, com distribuição de balões amarelos para as crianças e materiais educativos na SMMAS, presença do mascote do trânsito, serviços oferecidos pelo Sest/Senat e atividades específicas do projeto Agente Mirim. Na data seguinte (4/05), será feita ação com pedestres e condutores no Cassino. Também serão feitas abordagens com blitz educativas no dia 11/05 e uma ação voltada para ciclistas na Avenida Portugal em 17/05.
Sobre o planejamento da programação, Michele destacou que a equipe procura alcançar diversos tipos de usuários durante as ações, incluindo pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de carros. Ela também comentou a participação das crianças
“Pensamos na atividade com os Agentes Mirins para sensibilizar os condutores e pedestres para que adotem um comportamento correto no trânsito. Quando a criança chama a atenção dos adultos e pede para que eles respeitem o Código de Trânsito Brasileiro, acreditamos que tenha uma receptividade bem maior”, acrescenta.
ASSESSORIA -- PMRG