A Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Rio Grande vai reabastecer os postos da rede municipal com doses da vacina contra a gripe Influenza, que passa a ser liberada para toda a população a partir dos 6 meses de idade, na terça-feira (7). Quem for dos grupos prioritários continua sendo vacinado e pode procurar as doses já na segunda-feira (6).
Os postos devem ser reabastecidos no turno da manhã de segunda-feira até às 10h. Naqueles que estão localizados em áreas de risco, como por exemplo os das ilhas, será avaliado o abastecimento, a fim de não haver perda de vacinas.
Devido a possibilidade de falta de energia e inundações por causa do mau tempo, a Vigilância foi obrigada a recolher as vacinas em vários unidades da cidade e as depositou no Posto IV, local que possui uma rede de frio para acondicionamento das doses. Por isso, o reabastecimento começa segunda-feira e na terça-feira as doses estarão disponíveis para toda a população a partir dos 6 meses de idade. Os postos dos bairros Cassino, Querência, Bolaxa, Senandes, Barra, Santa Teresa, São João, CAIC, Junção, Materno, Bernadeth, Quinta, Quintinha e aqueles localizados nas ilhas foram os que tiveram as vacinas recolhidas por prevenção.
Na segunda-feira, a situação do acesso em algumas localidades vai ser reavaliada pela Secretaria, em função das cheias da Laguna dos Patos, que, neste sábado (4), começou a subir, afetando as ilhas da Torotama e dos Marinheiros. Conforme a avaliação, as doses serão ou não entregues nestes e em outros locais.
Para receber a dose contra a gripe Influenza, é necessário que a pessoa apresente a Caderneta de Vacinas, documento de identidade e CPF e o Cartão SUS.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
A Vigilância destaca a necessidade de continuar vacinando a população dos grupos prioritários, devido a sua maior vulnerabilidade ao adoecimento. Dessa forma, pede a toda população que compareça aos locais de vacinação e conduza amigos e familiares que estejam na relação de prioritários para, também, serem imunizados.
Confira abaixo a relação dos grupos prioritários:
- crianças a partir dos 6 meses de idade
- Idosos, 60 anos ou mais
- • trabalhadores na Saúde
- gestantes
- puérperas
- professores
- caminhoneiros
- rodoviários
- Forças Armadas
- Forças de Segurança e Salvamento
- pessoas com deficiência permanente
- pessoas portadores de doenças crônicas não transmissíveis
- portuários
- indígenas
- trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
- população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.
ASSESSORIA -- PMRG