Vigilância Epidemiológica tira dúvidas sobre a Leptospirose
Variadas
Publicado em 24/05/2024

As enchentes têm trazido uma preocupação a mais para a população, agora em relação à Leptospirose, infecção humana resultante da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados, por meio do contato com água, solo ou alimentos contaminados. Para reduzir as preocupações e passar orientações adequadas, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Rio Grande, em conjunto com os demais órgãos dessa área no município e no estado – Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – divulgou uma nota em que esclarece alguns aspectos referentes ao assunto. Confira abaixo. 
Em outro documento anexo a esse texto está uma Nota de Esclarecimento com outras orientações sobre tratamento e formas de prevenção contra a Leptospirose. 

LEPTOSPIROSE

- Após enchentes e inundações, é essencial seguir as orientações!
- Após enchentes ou chuvas fortes, qualquer pessoa que tenha contato com água ou lama e enchentes, solo ou água doce (rios e córregos) possivelmente contaminados, pode estar em risco de infecção.
- Procure atendimento médico se apresentar febre e outros sintomas como: dor de cabeça; dor muscular (especialmente na região lombar e panturrilha).

A LEPTOSPIROSE POSSUI TRATAMENTO E ESTÁ DISPONÍVEL PELO SUS

O tratamento deve ser iniciado no momento da suspeita clínica, no primeiro atendimento, não sendo necessária a confirmação laboratorial.

COMO SE PREVENIR?

Se possível, cubra cortes ou arranhões com bandagens á prova d’água. Trate a água antes do consumo, filtrar (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo) e ferver ou desinfetar utilizando hipoclorito de sódio a 2,5%

ORIENTAÇÕES PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE, MILITARES, DEFESA CIVIL E VOLUNTÁRIOS

Para quem irá se expor a situações de risco durante operações de resgate, recomenda-se: utilize equipamentos de proteção como botas e luvas de borracha para evitar o contato da pele com água e lama contaminadas (se isso não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés); após o contato com água ou lama possivelmente contaminados, se apresentar febre, podendo ser acompanhada de outros sintomas como dor de cabeça ou dor no corpo, procure atendimento médico imediatamente.

ASSESSORIA -- PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!