A Associação dos Professores da FURG (Aprofurg) - Sessão Sindical do Andes - está mobilizada no sentido de garantir a alimentação das mais de 40 pessoas que se encontram abrigadas no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), localizado no Campus Carreiros. O professor Cristiano Engelke, do Curso de Direito, explica que, entre diversas outras ações, a Aprofurg e o Comando Gereal de Greve está dedicando esforços para garantir não só a alimentação das vítimas da enchente que estão alojados no Caic, como também das centenas de voluntários que trabalham no atendimento dessas pessoas. "Não somos nós que fazemos, mas estamos gerenciando e controlando a entrega da alimentação produzida com suporte do Restaurante Universitário (RU) para o Caic e voluntários", afirma.
Engelke destaca que os alimentos são doações provenientes de diversas fontes da comunidade, do comércio e da própria Aprofurg, que direciona parte seus recursos e recursos do fundo de greve para ajudar na aquisição dos alimentos.
A professora Alana das Neves Pedruzzi, do Instituto de Educação, diz que durante a semana e aos fins de semana as principais refeições - almoço e janta - são todas cobertas pelo RU, que produz as marmitas, inclusive identificando as que são infantis. "E nós da Comissão de Alimentação, que possui muitos membros da Aprofurg, faz a distribuição não somente para os alojados como também aos integrantes da equipe de voluntários que não conseguem fazer seu deslocamento ao RU. Isso inclui o pessoal da Prefeitura Municipal e os coordenadores do Caic, que são os responsáveis maiores pelo abrigo. Os demais voluntários fazem a refeições no próprio RU". Ela conta também que o café da manhã, da tarde e as diversas complementações são produzidos pelas merendeiras do Caic a partir dos alimentos que há em estoque recebidos de doações vindas de entidades parceiras, entre as quais a Aprofurg. " A Aprofurg tem nos apoiado desde o início com a compra de pães, frios e outros elementos para a gente preparar os cafés, seja no Caic para os alojados, seja para os cafés que abastecem as equipes, incluindo as equipes que cuidam dos animais trazidos pelos abrigados. O café também é servido ao pessoal que chega para a triagem, que geralmente chegam com frio e fome, muitas vezes idosos e crianças", ressalta Alana.
A professora também explica que as merendeiras do Caic têm apoiado muito as ações durante a semana, mas que aos finais de semana, a equipe de alimentação, que conta com cerca de 10 pessoas entre professores vinculados à Aprofurg e voluntários, fica responsável pela preparação dos cafés, pela lida com as marmitas, preparação da janta e limpeza do espaço.
ASSESSORIA -- FURG