A Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Rio Grande iniciou, nesta quinta-feira (6), a vacinação antirrábica para cães e gatos no município. As doses aplicadas foram disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) aos municípios que enfrentam problemas com as enchentes e tiveram animais em abrigos coletivos. Médicos veterinários do Programa de Controle e Profilaxia da Raiva no município realizam a vacinação desses animais.
Conforme levantamento realizado pelo programa municipal de Controle e Profilaxia da Raiva, o número de animais resgatados e abrigados no período de cheias chega a quase 1.000 (mil). Com base nesse dado, foi solicitado à SES que enviasse a Rio Grande a quantidade de imunizantes suficientes para vacinar todos os pets.
A princípio, a vacinação foi nos animais que se encontram alojados no abrigo da Cruz Vermelha (antigo BIG/Carrefour) e no abrigo do Parque de Exposições da Rural. A vacinação prosseguirá, a partir de segunda-feira (10), até que seja alcançado o maior número de animais imunizados em todos os abrigos do município.
10 MIL NO RS
No Rio Grande do Sul, são mais de 10 mil animais resgatados, grande parte estão em abrigos coletivos. Com essa informação, a SES, por meio do Programa Estadual de Controle e Profilaxia da Raiva (PECPR), em consonância com o Ministério da Saúde, recomendou a intensificação da vacinação antirrábica dos animais resgatados e abrigados. A partir daí, a SES disponibilizou doses da vacina antirrábica aos municípios que haviam decretado situação de calamidade ou emergência em decorrência das enchentes.
ASSESSORIA --- PMRG