Seis guardas municipais concluíram, na sexta-feira (14), o curso de armamento e tiro e agora estão aptos ao porte de arma de fogo em serviço. Eles se juntam a outros 24, formados no início de abril, totalizando 30 guardas municipais qualificados para o uso de armamento nas operações em Rio Grande.
O curso de formação, ministrado por instrutores da Guarda Municipal de Gravataí, contou com 1280 horas-aula, nas quais os agentes receberam capacitação teórica e prática, como o manuseio de diferentes calibres, sua montagem, limpeza e a prática de tiro. Eles agora estão habilitados para o uso de espingarda calibre 12, revólver calibre 38 e pistola 9mm.
O projeto de qualificar os agentes da Guarda Municipal para o uso de armamento letal vem sendo desenvolvido desde o final do ano de 2022, respeitando diversos trâmites jurídicos e burocráticos para sua efetivação. Dentre os processos realizados está a importação do armamento que será utilizado pela Guarda Municipal, sendo a compra realizada de forma direta pelo Executivo Municipal, ocasionando considerável economia aos cofres públicos.
Segundo o Secretário de Município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro, o uso de armamentos pelos agentes da Guarda Municipal trará uma ampliação da capacidade operacional da Guarda.
ASSESSORIA -- PMRG