Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi é reinaugurada oficialmente após reformas nesta sexta (5)
08/07/2024 07:22 em Variadas

Uma importante entrega para a educação especial e inclusiva do Rio Grande ocorreu no final da tarde desta sexta-feira (5). O prédio da Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi foi reinaugurado oficialmente após reforma estrutural e da cobertura em ato que reuniu autoridades municipais, incluindo o prefeito Fábio Branco e a secretária de Educação, Denise Lopes, e membros da comunidade escolar. A instituição é referência no atendimento a crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município, tendo 151 alunos matriculados atualmente. 

“O que acontece aqui é lindo. Eu sou muito grato de estar, neste momento, como diretor da Escola Maria Lucia Luzzardi”, disse Guilherme Botelho Chagas, que está à frente da direção da instituição, em sua manifestação. “Enquanto gestão, há um entendimento que temos que buscar as parcerias, os recursos para poder fazer mais e fazer melhor pela nossa comunidade.”

Localizado na Rua Marechal Deodoro, nº 595, o prédio pertence à Prefeitura desde 2003. Em 2022, constatou-se a necessidade de revitalizar a cobertura. Para viabilizar a obra, a escola foi transferida provisoriamente, em maio de 2023, para o prédio do Asilo de Rio Grande.

Os serviços de revitalização incluíram a retirada do telhado antigo e a instalação de uma nova estrutura, além da pintura de toda a parte interna do prédio e a restauração das aberturas. Divisórias também foram instaladas para facilitar as atividades com os alunos. O investimento foi de R$ 259.697,39.

Além disso, algumas salas de aula foram recuperadas em conjunto com o setor de Zeladoria da SMEd, através de recursos da própria escola, obtidos por meio de jantares beneficentes, rifas e auxílios de professores e da comunidade. Em maio, a escola conseguiu retornar ao prédio, iniciando as aulas no dia 10 de junho deste ano.

Em sua fala, a secretária Denise Lopes ressaltou a importância de servir e fazer do serviço público um benefício coletivo. "Precisamos acreditar, porque nossos estudantes são nossos motores", afirmou.  “Muito obrigada, professores, que vocês continuem sendo instrumentos de luz aqui dentro. Essa comunidade precisa muito de vocês e, com essas ampliações, vamos atender a mais pessoas ainda.”  

Durante seu discurso, Fábio Branco enfatizou a importância do legado deixado por aqueles que se dedicam ao serviço público. Ele expressou sua gratidão e reconhecimento aos presentes, destacando a coragem e a determinação de cada um em fazer a diferença na comunidade. “Eu tenho cada vez mais visto quanto é importante essas pessoas estarem fazendo a diferença nas suas funções, porque são oportunidades que nós temos. O principal é querer fazer diferente, querer construir o coletivo. Eu acho que essa é a grande diferença hoje.”

Oficina Sensorial

A escola também inaugurou uma Oficina Sensorial, ampliando sua oferta de oficinas especializadas. Essa novidade se junta a outras atividades já estabelecidas, como Educação Física, Música, Corpo e Linguagem, Jardinagem e Reciclagem, Brinquedoteca, Cozinha Pedagógica e Artes.

“A Oficina Sensorial oferece um ambiente altamente motivador para desfrutar estímulos sensoriais através de atividades que são significativas e adequadas”, explicou o diretor da escola. “É uma metodologia de trabalho que se destina a providenciar um ambiente estimulante, onde as pessoas podem relaxar, interagir com os outros, experimentar sensações e objetos ao seu ritmo, consoante a sua vontade e curiosidade, devidamente acompanhadas por um especialista”.

ASSESSORIA -- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!