FURG aprova reestruturação do calendário acadêmico 2024-2025
09/07/2024 08:23 em Variadas

Em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea) realizada na manhã desta sexta-feira, 5, no auditório da Sead, foi aprovado o calendário acadêmico para o ano letivo da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

As alterações se deram por conta dos eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul no mês passado, e também da greve dos servidores técnico-administrativos e docentes.

 Ficou definido que o primeiro semestre letivo de 2024 foi retomado em todos os cursos de graduação no dia 8 de julho. As aulas se encerram no dia 19 de setembro, e o período de exames do primeiro semestre se dará entre 23 de setembro a 4 de outubro.

Já o segundo semestre tem início em 14 de outubro e segue até 31 de janeiro de 2025, para estudantes calouros e veteranos. O período de férias, para quem não estiver em exame, inicia em 31 de janeiro. Os exames de 2024/2 vão ocorrer entre 3 a 15 de fevereiro.

O início do período letivo de 2025/1 ficou definido para 24 de março.

"Depois de muitos debates e discussões com direções de unidades acadêmicas e campi, coordenações dos cursos e entidades representativas, além do próprio gabinete da Reitoria, o Coepea aprovou hoje um calendário que visa reduzir as perdas em função das inundações e paralisações", afirmou o reitor Danilo Giroldo. "Para construir um calendário universitário, é necessária uma análise bastante técnica, pois são muitos eventos importantes e encadeados em sequência, mas é no aprofundamento das discussões que a proposta se aprimora ainda mais, a partir das especificidades e pluralidades que fazem parte da universidade", ponderou o reitor.

Com o documento aprovado, ficou definido que o ano letivo de 2024 terá 168 dias letivos - 89 ao total no primeiro semestre, e 79 dias em 2024/2.

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) encaminhará ainda hoje as diretrizes acadêmicas específicas para o ensino de graduação no ano letivo de 2024 para as Unidades, fornecendo orientações aos docentes sobre a retomada das atividades.

ASSESSORIA FURG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!