JULHO AMARELO - Palestras e outras ações marcam discussões sobre Hepatites Virais no município
Variadas
Publicado em 11/07/2024

No mês dedicado ao combate às Hepatites Virais, a Secretaria da Saúde (SMS) do Rio Grande realiza uma série de atividades para conscientizar tanto diversos profissionais como a população em geral para os cuidados a serem adotados e formas de se prevenir dessas doenças. Uma das metas da Secretaria é frear o número de casos de Hepatites Virais no município, que no primeiro semestre chegou a 68 registros e um óbito, conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Ministério da Saúde. Em 2023, foram 109 casos e seis óbitos.

Nesta quinta-feira (11), uma palestra está programada para ocorrer no Salão Nobre da sede do Executivo Municipal, às 14h, com a professora da FURG, Jucéli Márcia Sparvoli, que é doutora em Ciências da Saúde e especialista em Gastroenterologia. A palestra é organizada pela Secretaria, por meio do Programa de IST/HIV/HV, sendo direcionada para profissionais da SMS e tem como objetivo atualizar esses trabalhadores sobre Hepatite C e B no que se refere a tratamento e diagnóstico. 

Para sexta-feira (12), outra programação foi confirmada. Em frente a Prefeitura, haverá uma unidade móvel da Secretaria da Saúde onde equipes do Programa IST/HIV/HV farão testagem rápida para Hepatites, HIV, Sífilis, distribuirão preservativos e orientarão à população sobre formas de prevenção a essas doenças.
 
ESPAÇOS DE ESTÉTICA 

Um dos grupos prioritários que recebeu orientação e capacitação oferecida pela Secretaria foi o dos profissionais que atuam na área de estética no município, como manicures, podólogas e tatuadores. Cerca de 50 profissionais desta área compareceram em uma palestra com o tema “Hepatites Virais e Demais ISTs e sua Relação com Espaços de Embelezamento”, na segunda-feira (8), no Salão Nobre da Prefeitura Municipal. As palestras foram ministradas pelas enfermeiras do Programa IST/HIV/HV, Lisarbe Oliveira e Mariana Del Ponte, e, também, pela gerente da Vigilância Sanitária, Deiziane Silveira.

A Secretaria realizou, ainda, atividades em escolas da rede municipal com objetivo de completar o calendário vacinal das crianças que não tinham recebido a vacina contra a Hepatite B. A ação ocorreu com apoio da Vigilância Epidemiológica da SMS.

ASSESSORIA -- PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!