No boletim da leptospirose referente à semana 28 (8 a 14 de julho), a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Rio Grande mostra que são 32 os casos positivos de pessoas adoecidas por conta da Leptospirose. São dois casos a mais do que na semana passada.
O documento informa ainda que apenas um caso notificado aguarda resultado de exame laboratorial. Na semana passada, eram 14. Do total de 75 notificações registradas desde o começo do ano com suspeita para a doença, 42 foram descartados.
Para evitar contaminação por Leptospirose, a Vigilância Epidemiológica recomenda que: não se utilizem alimentos que tiveram contato com águas da enchente; utilizar luvas e botas para limpeza ao retornar para as casas após a enchente; lavar e desinfetar todos os objetos que tiveram contato com água de alagamento. Para trabalhadores expostos a locais de risco, a recomendação é que devem utilizar botas e luvas. Para qualquer sinal e sintoma da doença, a orientação é para procurar uma Unidade Básica de Saúde.
ASSESSORIA -- PMRG