A Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde (SMS) do Rio Grande informa, por meio do Programa de Prevenção da Dengue, que, na próxima segunda-feira (5), iniciará o terceiro (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa). Durante toda a semana, agentes de combate às endemias (ACEs) visitarão imóveis no município do Rio Grande em busca do vetor transmissor da Dengue, o mosquito aedes aegypti.
A Vigilância solicita à população rio-grandina que receba os agentes de combate às endemias (ACEs) para que possam realizar o trabalho na busca do vetor transmissor da Dengue e de outras arboviroses, como a Chikungunya e a Zika. De janeiro a julho deste ano, foram registrados 40 casos positivos autóctones da doença (pacientes contaminados no município) e outros 47 positivos de Dengue importado (pacientes contaminados fora do município).
O 2º LIRAa, que tinha previsão de realização no início da segunda semana de maio deste ano, foi suspenso em decorrência das enchentes no município.
Ao considerar o cenário atual, onde há a presença do mosquito transmissor e casos importados e autóctones de Dengue, a Vigilância afirma ser importante intensificar a atenção para evitar a proliferação do mosquito, cuidando para que não haja acúmulo de água, evitando qualquer objeto que possa servir de criadouro. O órgão municipal reforça que essas ações são essenciais para diminuir o risco da Dengue no município.
Todos os agentes estão identificados com uniforme da Vigilância Ambiental em Saúde e crachá contendo suas informações profissionais. Em caso de dúvidas, os moradores podem buscar informações pelo WhatsApp (53) 32337289, entre 8h e 12h e das 13h às 14h, de segunda a sexta-feira para quaisquer esclarecimentos. Para denúncias por e-mail está disponível o endereço vigiambsaude@riogrande.rs.gov.br.
ASSESSORIA -- PMRG