A comunidade do bairro Getúlio Vargas, em Rio Grande, deverá ganhar um espaço voltado para atividades socioeducativas e opções de desenvolvimento pessoal e profissional. Tudo isso será ofertado no “Centro Multiuso BGV - Educação, Inclusão e Emancipação”, que será construído em área localizada aos fundos do prédio administrativo do Porto do Rio Grande.
O espaço será administrado pela Otroporto Indústria Criativa, associação responsável pelo gerenciamento de atividades culturais, científicas e educacionais. As ações também serão desenvolvidas pelo Centro de Convívio dos Jovens do Mar (CCMar - FURG), com a participação de entidades parceiras, como Prefeitura Municipal, Nema e Patram, além de grupos e outras instituições locais.
O local que abrigará a estrutura pertencia ao município que recentemente repassou à Portos RS o Termo de Cedência da área. A expectativa é de que quando estiver em funcionamento o Centro Multiuso BGV contribua para a mudança de vida dos moradores de todas as idades. A implantação ocorre a partir de ajustes feitos e propostos pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), na pessoa do Procurador Dr. Lucas Santos Fernandes.
A construção será financiada em sua totalidade pela Autoridade Portuária, com valores provenientes de multas aplicadas à Portos RS pelo MPT e quando em funcionamento serão fornecidos cursos profissionalizantes no CCMar (para jovens de 14 a 19 anos), aulas de desporto da “Escolinha de Futebol” e também o Laboratório Faber Sapiens. Também serão oferecidos cursos e atividades formativas para jovens e adultos idosos. Em suma, se trata de um espaço que integrará a comunidade como um todo, visando à inclusão e à emancipação.
Assessoria de comunicação Portos RS