Com o tema “Da Casa Nobre ao Paço Municipal: 200 anos de Narrativas”, a Semana do Patrimônio 2024 acontece em Rio Grande entre os dias 20 e 30 de agosto. O evento é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Grande e São José do Norte, com apoio da Prefeitura Municipal do Rio Grande e Patrocínio da Portos RS e Governo do Estado do RS. A Cerimônia de abertura será na terça-feira (20) a partir das 13h45, no Salão Nobre da Prefeitura, e será seguida pela palestra sobre “Renovações e Permanências na Trajetória do Paço Municipal”.
A programação completa está disponível neste link: https://drive.google.com/drive/folders/1PUg2eOpv2I4p2TNtRaXRPL7aGxFTGjti?usp=drive_link
O objetivo é consolidar saberes e práticas alinhadas a pesquisa e gestão ao contexto histórico-cultural do município, promovendo de atividades formativas como forma de fortalecer os processos do Patrimônio Cultural. Entre eles estão a Salvaguarda; Gestão; Difusão, Valorização e Democratização do Patrimônio e Educação Patrimonial, entendendo a necessidade constante do atendimento aos marcos legais do Patrimônio Cultural.
As vagas para algumas atividades são limitadas e é necessário realizar inscrição no formulário disponível neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdM8RIRmLX6we8HcAHzhluU4h1sDRMJZGAxNVKiqas8LvqnYA/viewform?usp=sf_link
As ações estarão concentradas, principalmente, no prédio da Prefeitura Municipal do Rio Grande, que em 2024 chega aos 200 anos de construção; no antigo Quartel General situado ao lado e que hoje abriga a Secretaria de Coordenação, Planejamento, Habitação e Regularização Fundiária; no Prédio da Alfândega; no Mercado Público e na Matriz e na Capela de São Pedro. A Praça Xavier Ferreira também será palco de ações relacionadas ao tema, com atividades em locais descentralizados e com participação dos parceiros que se uniram a programação.
A Semana do Patrimônio 2024 está alinhada com as diretrizes de que trata o Patrimônio pelo - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual- IPHAE. Desde o ano de 2022, após um período pandêmico, as ações culturais vêm retornando gradativamente ao presencial como forma de fortalecer a interação, a difusão e o estímulo ao pertencimento. Na edição deste ano, ao aproximar sua realização à data da Noite do Centro Histórico, a intenção é enaltecer as narrativas de um tempo passado, e que foram ameaçadas pelas enchentes e chuvas entre os meses de abril a junho, mais severamente no Município e Estado do Rio Grande do Sul.
De acordo com a equipe organizadora, as atividades que compõem a programação foram pensadas para promover um encontro de ações entre a Prefeitura do Rio Grande e outros segmentos da sociedade, agregando valores sociais às ações dos envolvidos e estruturando a institucionalização do processo patrimonial, tanto de prática quanto de pesquisa e gestão. Tão importante quanto os processos formativos e salvaguarda, está a representação do bem cultural enquanto produto cultural que assume o papel de mercadoria e amplia a sua aquisição para um público maior. Assim, a organização entende que as práticas para o Patrimônio buscam fazer essa ligação entre o valor do Bem Cultural e o Valor de Mercadoria, com o cuidado para que não ocorra um processo de banalização, que poderia causar uma desconfiguração como bem cultural.
ASSESSORIA --- PMRG