Duas noites para usufruir de museus e espaços culturais em uma verdadeira imersão cultural, histórica e patrimonial democrática a todos os públicos. Essa é a proposta da quarta edição do evento Noite do Centro Histórico que ocorre nos dias 6 e 7 de setembro de 2024 no coração da cidade de Rio Grande. O principal objetivo do evento é oportunizar que o público acesse e usufrua de diversos prédios históricos e museus do município.
Além de reconhecer o patrimônio histórico e arquitetônico da cidade do Rio Grande, o evento busca valorizar o centro histórico como um local de convivência para a comunidade, salientando seus atributos turísticos e de lazer.
A RETOMADA - O evento, que normalmente acontece em maio, foi transferido para os dias 6 e 7 de setembro neste ano, e vem em edição especial com o tema “A Força do Povo Gaúcho”. Em Rio Grande, o Centro Histórico foi o local mais afetado pela enchente de maio e junho. Por isso, o evento terá um papel importante na reconstrução desse espaço, além da retomada do setor cultural da cidade e região.
Mais de dez mil pessoas na edição 2023
A Noite do Centro Histórico 2023 levou para o centro de Rio Grande mais de dez mil pessoas, que lotaram museus e espaços culturais. Em 2024, nos dois dias, sempre das 18h à meia-noite, o público contará com palcos culturais, atrações nos museus participantes, teatro, dança, música, passeios de escuna, tiro de canhão, personagens históricos, ações itinerantes com a beleza dos prédios históricos iluminados como cenário.
Locais em que ocorrerá a Noite do Centro Histórico:
Biblioteca Rio-grandense
Rua General Osório, 454
Câmara do Comércio
Praça Xavier Ferreira, 430
Catedral de São Pedro
Rua General Bacelar, 440
Coleção Sacra do Museu da Cidade do Rio Grande
Rua Marechal Floriano Peixoto, s/ nº, Capela São Francisco de Assis
Fototeca Municipal
Largo Eng. João Fernandes Moreira, s/nº, térreo do Paço Municipal
Mercado Público
Rua General Osório, 1
Paço Municipal (prefeitura)
Largo Eng. João Fernandes Moreira, s/nº
Praça Xavier Ferreira
Rua Marechal Floriano Peixoto, 193
Prédio da Alfândega
Rua Andradas