Inspirada na sua história cultural e nos corredores da antiga Fábrica Rheingantz, a cidade mais antiga do estado promoverá entre os dias 26 e 29 de setembro a 1ª edição da FIAR - Feira Internacional do Artesanato do Rio Grande. Realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Município de Cultura, Esporte e Economia Criativa e da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, a feira pretende resgatar as origens da cidade e fomentar as áreas culturais e artísticas, oportunizando espaços para artistas riograndinos apresentarem os seus trabalhos. A entrada para a população será gratuita nos espaços da Nova Rheingantz.
A escolha pelo local de realização do evento também conecta a feira com o passado e constrói pontes para o futuro. A atual Nova Rheingantz, que se prepara para ser um ambiente dedicado à economia criativa, educação e inovação para conectar novas ideias na zona sul, já foi uma das maiores fábricas têxteis da América Latina. Os prédios tombados serão a casa da FIAR nesta 1ª edição, com espaços para expositores, shows artísticos, alimentação e encontros.
A proposta é se inspirar no passado para construir o futuro e valorizar o potencial da cidade, segundo explica Luis Henrique Drevnovicz, secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa. “Esse é um evento para os riograndinos, tanto aqueles que sentem falta de um evento cultural quanto aqueles que trabalham na área e buscam mais valorização e oportunidades para apresentarem os seus trabalhos”.
O secretário comenta ainda que essa primeira edição terá a presença de um grupo de artesãos uruguaios na feira, ampliando ainda mais o seu alcance e as relações entre os países. Os demais profissionais convidados a participar são todos riograndinos. “O foco é fortalecer os artesãos e a cultura local, privilegiar aquilo que é produzido aqui e aproximar as pessoas da arte”, comenta Luis Henrique.
Além dos espaços de expositores, a FIAR também terá um palco com apresentações artísticas de música. Outro ambiente será dedicado à alimentação e ainda haverá food trucks. O público poderá visitar a FIAR gratuitamente das 18h às 23h, na quinta e sexta-feira, e das 14h às 23h no sábado e domingo.
ASSESSORIA --PMRG