Na manhã desta quarta-feira (18/9), o governo do Estado lançou a Campanha Nacional de Turismo, considerada como a maior campanha mercadológica da história do Rio Grande do Sul e que tem como objetivo posicionar o Estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil, especialmente após as enchentes que impactaram fortemente o fluxo de visitantes. O evento de lançamento foi realizado no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite e dos titulares das secretarias de Turismo (Setur), Ronaldo Santini, e de Comunicação (Secom), Caio Tomazeli.
A campanha inclui uma série de ações que abrangem desde anúncios em aeroportos brasileiros a inserções de áudio e vídeo em mídias especializadas e em veículos de cobertura nacional. Na cerimônia de lançamento, também foi apresentado o vídeo da campanha, cujo tema é O Brasil Abraçou o Rio Grande do Sul e Agora Queremos Abraçar o Brasil, slogan inspirado em falas do governador após as enchentes.
Leite destacou a capacidade da população gaúcha de superar e reagir aos desafios enfrentados pelo Estado. “Passamos por muitos desafios e demonstramos a capacidade de reação do povo gaúcho e a nossa capacidade de superação, que também estamos observando agora. Essa campanha do turismo se soma a tantas outras ações que estamos empreendendo ao longo dos últimos anos, como a recuperação da capacidade de investimento do Estado e as iniciativas para impulsionar o turismo do Rio Grande do Sul”, afirmou.
O aporte do governo na iniciativa é de R$ 30 milhões, tendo como foco promover a resiliência, a segurança e a atratividade do Estado, destacando as belezas naturais, a cultura e a gastronomia gaúchas em diversas regiões do Brasil e fomentando o setor turístico, um dos importantes pilares da economia.
“Este momento que vivemos hoje é muito importante, pois agora temos a oportunidade de demonstrar a todos aqueles que dedicaram um tempo significativo para nos ajudar a nos reerguermos que estamos prontos. Queremos convidar o Brasil e o mundo para nos visitarem, passearem pelas nossas paisagens, vivenciarem a nossa cultura na sua diversidade e conhecerem os sabores da nossa culinária”, afirmou Santini. “Com o retorno em outubro da nossa principal porta de entrada para turistas, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, precisamos mostrar para o Brasil que estamos prontos”, complementou.
Durante a apresentação, Tomazeli, ressaltou que a campanha lançada é mais do que uma ação promocional. “Não se trata apenas de uma campanha promocional e turística, é também uma campanha de empatia, de reconhecimento, de relacionamento com toda a grande família de brasileiros que apoiaram o Estado no momento de dificuldade. Em troca de tudo o que recebemos, queremos retribuir com a nossa hospitalidade, abrindo as portas do Rio Grande do Sul. O trade turístico está preparado para receber as pessoas”, enfatizou.