Equipes da Secretaria da Saúde (SMS) do Rio Grande vão visitar residências em vários bairros da cidade, a fim de imunizar crianças menores de cinco anos, com prioridade para as que tenham até um ano de idade e que não estão com as cadernetas de vacinação atualizadas em relação às vacinas cujos indicadores estão baixos no município. A busca ativa em cada residência começará às 8h e tem término previsto para 16h.
A proposta com essa ação é bater de porta em porta, em todos os bairros da cidade, e atingir metas de vacinação estabelecidas no Movimento Estratégico de Vacina (MEV), definido pelo Núcleo de Imunizações da SMS. A ação tem como base os moldes do Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal (MRC). Conforme a Vigilância Epidemiológica, com essa proposta de trabalho é possível avaliar o progresso das atividades realizadas e identificar locais com fragilidade de cobertura das ações de vacinação por meio do rastreamento e da imunização de crianças menores de 5 anos de idade ainda não vacinadas ou com calendário incompleto. O objetivo central da ação é identificar as crianças não vacinadas abaixo dos 5 anos, regularizar as cadernetas de vacinação, para impactar diretamente na cobertura vacinal do município.
Dentro do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS), as vacinas que tem prioridade nessa atividade são a Pentavalente, Polio (VIP), Pneumocócica 10, Meningocócica C e a Tríplice Viral.
No começo do mês, uma reunião com coordenadores dos postos de Saúde da rede municipal e profissionais que atuam nestes locais na área de vacinação capacitou quem atuará na ação do dia 28. As orientações foram repassadas no Salão Nobre da Prefeitura pelo coordenador do Núcleo de Imunizações, enfermeiro Eliel Bandeira. Cada coordenador de Unidade Básica de Saúde (UBSF) recebeu um documento com o plano de metas a ser buscado no dia da vacinação.
PROGRAMA PQAVS
Toda essa ação da Secretaria está inserida no Programa de Qualificação da Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS) do Ministério da Saúde (MS), criado para definir compromissos e responsabilidades para as três esferas de governo: a federal, com financiamento e apoio técnico, a estadual e a municipal, buscando induzir a implementação de iniciativas que garantam a melhoria das ações de vigilância em saúde.
O Programa do MS busca induzir a implementação de ações que garantam a consecução das metas estabelecidas, tendo como diretrizes: ser um processo contínuo e progressivo de melhoria das ações de Vigilância em Saúde, envolvendo a gestão, o processo de trabalho e os resultados alcançados pelos estados, Distrito Federal e municípios.
ASSESSORIA --- PMRG