A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na tarde de quarta-feira (26), no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, uma palestra sobre doação de órgãos e o trabalho realizado pela Organização de Procura de Órgãos (OPO 5) da Santa Casa do Rio Grande. A atividade foi ministrada pela enfermeira coordenadora do setor, Joceler da Silva, acompanhada pela secretária Barbara Ribeiro, e foi direcionada para os Agentes Comunitários de Saúde que atuam nas unidades de saúde do Rio Grande.
Na oportunidade, a palestrante trouxe dados sobre as doações de órgãos em Rio Grande e realizou uma apresentação sobre os diferentes aspectos relacionados ao processo de transplante. Além disso, explicou o tempo que cada órgão tem para ser transplantado após ser coletado do doador, os protocolos para confirmação da morte encefálica do doador, o funcionamento da fila de espera para doação e comentou os procedimentos executados para verificar a compatibilidade entre o órgão coletado e o paciente a receber.
Dessa forma, conforme Joceler, a intenção é que os Agentes Comunitários de Saúde atuem como multiplicadores de informações para incentivar a adesão às doações. Da mesma forma, os profissionais também poderão esclarecer dúvidas da comunidade a respeito do processo, já que o procedimento só pode ser realizado mediante autorização da família do falecido.
ASSESSORIA -- PMRG