No dia 15 de novembro, o Porto do Rio Grande completará 109 anos de fundação. Para marcar a data, a Portos RS lançou nesta quarta-feira (9) o concurso de redação que integra o projeto intitulado “Minha Cidade Tem Um Porto”, desenvolvido pela Diretoria de Relações Institucionais da Autoridade Portuária.
O ato de divulgação da ação aconteceu junto à cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Municipais (JEM), realizada no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no Parque Marinha. Na ocasião, o diretor de relações institucionais, Sandro Oliveira, explicou aos estudantes a proposta e os convidou a participar.
Pelo regulamento, o concurso é direcionado para alunos do sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental, do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio e para os estudantes que participam da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições têm início nesta quinta-feira (10) e seguem até o dia 31 deste mês.
A redação terá como tema o Porto do Rio Grande. Para facilitar a compreensão dos estudantes, a Portos RS produziu e está disponibilizando um vídeo explicativo que fornece as principais informações para a elaboração dos textos. Além disso, diretores da Empresa Pública visitarão as escolas para fornecer mais detalhes aos participantes.
Para preparar o regulamento do concurso houve a montagem de uma banca formada por professores ligados à Secretaria de Município da Educação (SMED), à 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e ao Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar). As reuniões periódicas aconteceram nas terças-feiras do mês de setembro.
A banca examinadora também será formada por professores dessas instituições, critério que trará ainda mais qualificação ao concurso. Como premiação, cada aluno vencedor de suas respectivas categorias receberá o valor de R$ 2 mil, assim como o professor responsável pela turma do estudante.
Os vencedores de cada categoria, assim como os professores, receberão certificados e todos os participantes ganharão uma vaga em um curso profissionalizante oferecido pelo CCMar. Cada escola finalista será contemplada com um notebook e os vencedores das categorias participarão de um passeio na embarcação didática do CCMar.
O diretor de relações institucionais da Portos RS, Sandro Oliveira, destacou que um dos objetivos do projeto Minha Cidade Tem Um Porto é o de que a comunidade possa valorizar essa estrutura que gera emprego e renda para o município. Outra intenção é de que o Porto possa ser mais falado e conhecido entre a população.
“O nosso propósito é de que nesses próximos meses a comunidade escolar da cidade do Rio Grande respire o Porto, tenha subsídios, informações e conheça melhor esse grande potencial que nós temos aqui. A ideia de criação é exatamente essa, que o povo rio-grandino desenvolva essa sensação de pertencimento ao Porto”, explicou Oliveira.
A secretária municipal de educação, Denise Lopes, parabenizou a iniciativa da Autoridade Portuária e mencionou o trabalho de dedicação envolvido para estruturação do concurso. Segundo ela, a proposta trazida pela Portos RSermitirá que os estudantes conheçam mais sobre o potencial econômico do município.
“Esse primeiro concurso de redações é algo muito importante para nós, porque vai trazer aos nossos estudantes uma oportunidade de conhecer essa riqueza que nós temos na cidade. Estamos muito felizes por poder oportunizar aos nossos estudantes, por meio dessa parceria com a Portos RS, mais essa modalidade de ensino”, afirmou Denise.
Outras atividades serão realizadas nos próximos meses com o objetivo de integrar a comunidade e colaborar com famílias em situação de vulnerabilidade social. O lançamento da campanha acontece no dia 11 de novembro, na Câmara de Comércio, em evento que terá a presença do secretário estadual de desenvolvimento econômico, Ernani Polo.
Interessados em participar do concurso podem realizar suas inscrições clicando aqui.
ASSESSORIA PORTOS RS