Secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo apresenta o case "CriaRG" durante painel do Conexão GovTech
Variadas
Publicado em 25/10/2024

A secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Rio Grande -SMDIT e primeira-dama do Município, Lu Compiani Branco, apresentou na manhã desta quinta-feira (24) o case “CriaRG” ao público participante do Conexão GovTech. O GovTech é uma agenda itinerante que percorre o Rio Grande do Sul promovendo debates sobre soluções de transformação digital voltadas para a administração pública. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal, foi sediado na Câmara de Comércio.

 

No painel, composto também pelo diretor do Oceantec/FURG, Artur Gibbon, e pelos cases DIGITVZ, TerraMares e CODEX, a titular da SMDIT e idealizadora do Cria RG, narrou o histórico da criação do evento. De acordo com Compiani, entre as motivações estiveram, também, “a necessidade estabelecer um elo entre o Pacto da Inovação da Prefeitura do Rio Grande com a comunidade rio-grandina”, relembra, explicando que a seguir iniciou apresentações da ideia a diversas instituições de Rio Grande, tais como o IFRS e a FURG, em busca de parcerias para materializar o primeiro CriaRG, que já está na sua 3ª edição.

 

Presente na abertura do evento, o prefeito Fábio Branco destacou a importância da inovação para o desenvolvimento do serviço público e para a vida das pessoas, enfatizando que ela deve gerar resultados concretos, como empregos, novas oportunidades de negócios e facilidade no acesso de serviços pela população.

 

CriaRG – um hackathon de ideias para a cidade de Rio Grande

 

O CriaRG é um evento de inovação anual da Prefeitura que promove a transformação e o pertencimento dos jovens da escola pública dos 8º e 9º anos, estimulado o desenvolvimento de projetos inovadores para a cidade. Ele é realizado em duas etapas.

 

A primeira é o Cocria, durante o qual 30 equipes tem sessões de mentoria com diversos profissionais e participam de atividades que estimulam o trabalho conjunto e a troca de ideias entre os alunos participantes da competição.

 

A segunda é o Cria RG em si, que classifica 10 equipes finalistas das 30 iniciais, num Hackathon (competição) que dura três dias na busca por soluções inovadoras, trabalhando de forma conjunta criatividade e tecnologia, estimulando o empreendedorismo. O CriaRG tem por intuito encontrar soluções inovadoras para transformar a cidade do Rio Grande em um ambiente mais humano, inclusivo, seguro e sustentável, estando de acordo com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) das Nações Unidas (ONU).

 

Ao final, após avaliação de uma banca convidada, 3 equipes e seus protótipos vencem a competição e recebem premiações em dinheiro pelos 1º, 2º e 3º lugar, como forma de estimular o desenvolvimento dos projetos. Além disso, os projetos vencedores têm a oportunidade de ver a sua ideia implantada nos serviços e ações da administração pública municipal e a possibilidade de que seus protótipos sejam incubados pelo programa de pré-incubação da Innovatio da Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

 

Exemplo disso é a equipe vencedora da edição de 2023 do Cria. O projeto “Making Colors”, dos estudantes Cauê Debon Nunes, Gabriel de Oliveira Scheutzow, Mateus Borges Machado, Meigan Rodriguez da Silva, Murilo Oliveira da Costa e Rafaela Flôres Bittencourte - da E.E.E.F Barão de Cerro Largo – estão participando do Programa de Pré-incubação Innovatio da FURG. O protótipo dos alunos consiste na reutilização do óleo de cozinha para produzir tinta para diversas finalidades.

 

Presentes do GovTech, a equipe relatou que a criação do projeto e o envolvimento com o Cria RG estão sendo transformadores não só nas suas vidas, mas na vida de toda a comunidade escolar da escola Barão de Cerro Largo, que se envolve, apoia e vibra com as conquistas dos estudantes.

 

 

Onde o GovTech já esteve

 

A iniciativa do GovTech Lab já passou por Passo Fundo, Novo Hamburgo e Bento Gonçalves, estimulando discussões produtivas sobre as inovações GovTech disponíveis para profissionais, líderes e gestores do setor governamental. O objetivo é demonstrar como a cultura de inovação torna os governos mais eficientes, transparentes e inteligentes, além de contribuir para o desenvolvimento dos municípios.

 

A fundadora e CEO do GovTech Lab e Head do GovTech Summit, Téo Foresti Girardi, explica que o evento é uma oportunidade para as lideranças locais conhecerem as tecnologias desenvolvidas para o enfrentamento dos principais desafios do setor público. “Queremos apresentar práticas efetivas que podem ser implementadas pelos municípios, atendendo às demandas de setores como infraestrutura, mobilidade, educação e saúde”, afirma.

ASSESSORIA-- PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!