Foi iniciada em Rio Grande, nesta segunda-feira (11), no Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), a recepção dos jovens aprendizes participantes do programa Partiu Futuro Reconstrução, do governo do RS. Neste primeiro momento eles farão uma ambientação junto ao CIEE, etapa que se estende até o dia 20 de novembro. Na sequência, os jovens terão 30 dias de treinamento para posteriormente serem encaminhados para trabalhar em diversos setores do município.
O programa está sendo executado em 22 municípios e estavam previstas inicialmente 150 vagas para o Rio Grande. Porém, foram concedidas outras 34, totalizando 184 vagas para jovens do município.
A iniciativa é direcionada, especialmente, para jovens entre 14 e 22 anos, em situação de vulnerabilidade e que foram afetados pelas enchentes recentes no Rio Grande do Sul. Dessa forma, a intenção é oportunizar a formação profissional e o acesso ao mundo do trabalho.
Conforme os critérios do programa, além de terem sido impactados pelas enchentes, os participantes devem estar inscritos no Cadastro Único, ser egressos ou estejam matriculados e frequentes na rede pública de ensino. Neste contexto, foi estabelecida uma pontuação, levando em conta os critérios mencionados, e aqueles com pontuações mais altas foram selecionados.
Os participantes terão direito a uma bolsa auxílio de R$ 786,95 (50% do salário-mínimo regional), vale-alimentação de R$ 550 e vale-transporte, se necessário. Além disso, segundo o Estado, os aprendizes terão todos os benefícios garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), fardamento completo do programa, além de acompanhamento psicológico, orientação jurídica, reforço escolar, serviço de telemedicina e seguro. A jornada será de 20 horas semanais em contrato de um ano.
ASSESSORIA --- PMRG