Estudantes de escolas públicas das redes estadual e municipal de Rio Grande e Pelotas participaram da etapa da Região Sul do Programa Geração Consciente, realizado no ginásio do Centro Integrado de Esporte (CIE), no bairro Parque Marinha, no Rio Grande, terça-feira (19). Durante todo o dia, eles estiveram envolvidos em jogos educativos com foco no repasse de conhecimentos sobre doenças sexualmente transmissíveis, violência nas escolas e saúde mental dos adolescentes. Pela manhã participaram seis escolas, sendo cinco de Pelotas e uma de Rio Grande. À tarde, foram sete escolas presentes, todas rio-grandinas.
O programa é uma iniciativa do Governo do Estado realizada por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), em parceria com Secretaria Estadual da Educação (SEDUC/RS), Programa RS Seguro, UNESCO e UNAIDS e as secretarias municipais de Saúde e Educação de diversos municípios gaúchos. O município do Rio Grande sedia pela segunda vez uma edição do Geração Consciente Região Sul. A primeira foi em 2022. A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria da Saúde (SMS) do município do Rio Grande, Dalzira Teixeira participou das atividades no CIE.
Apoiador da coordenação estadual do Programa IST/HIV/AIDS da SES/RS, Adriano Caetano esteve em Rio Grande onde participou dessa segunda edição do Geração Consciente no município. Em entrevista, ele esclareceu que a proposta com o Geração Consciente é repassar informações sobre violência nas escolas (bullying), ações de prevenção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e a respeito da gravidez indesejada na adolescência.
Caetano disse que um dos aspectos mais importantes do projeto é a intersetorialidade, pois permite o trabalho em conjunto de instituições e setores dos governos municipais e estadual. “A parceria entre Saúde e Educação nas duas esferas é o mais significativo. Na verdade, estamos trabalhando com temas prioritários da Saúde mas no espaço da Educação.” O Programa Geração Consciente envolve estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, por isso “é fundamental as escolas estarem de portas abertas para participar dessa ação”, pontuou.
Em 2024, foram 480 escolas inscritas em todo o estado. Desse total, considerado positivo pela coordenação organizadora, as 150 mais bem pontuadas foram selecionadas para participar da Arena Geração, em várias regiões do estado, como ocorreu no município do Rio Grande, nesta terça-feira. A pontuação é definida por meio do cumprimento de tarefas (desafios), durante o ano inteiro, repassadas pela coordenação às escolas inscritas. Em dezembro, todas as atividades do ano, mais as que foram realizadas na Arena são somadas e dessa soma se apontam as cinco escolas vencedoras da competição estudantil.
Geração Consciente
O programa é uma iniciativa do Governo do Estado realizada por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), em parceria com Secretaria Estadual da Educação (SEDUC/RS), Programa RS Seguro, UNESCO e UNAIDS e as secretarias municipais de Saúde e Educação de municípios gaúchos. Trata-se de um jogo cultural e educativo entre escolas da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul, que visa promover uma série de atividades durante o ano letivo e em todas as regiões do estado.
Por meio de ações de informação e educação em Saúde, o Geração Consciente aposta no diálogo e na reflexão crítica para gerar consciência sobre alguns dos principais desafios que os(as) adolescentes vivenciam.
O principal objetivo do programa é promover o diálogo e a consciência crítica dos adolescentes sobre temas que envolvem aprendizagem socioemocional, a saúde sexual e reprodutiva e os diferentes tipos de violência, empoderando-os para escolhas de vida alinhadas ao bem-estar e ao pleno desenvolvimento.
ASSESSORIA -- PMRG