Município do Rio Grande avança 84 posições em ranking educacional do Governo do RS
Variadas
Publicado em 25/11/2024

O município do Rio Grande avançou 84 posições no IMERS, índice que avalia o desempenho de alunos nas disciplinas de Português e Matemática em escolas da rede municipal de ensino nos 497 municípios gaúchos. O município do Rio Grande avançou da posição 448 no ano de 2022 para a posição de número 364 na avaliação realizada no ano de 2023, atingindo 57,86, pontos.

 

O IMERS é construído a partir a aplicação das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (SAERS), tendo como base a avaliação das habilidades dos alunos do 2º ano – etapa de alfabetização -, 5º ano – etapa dos Anos Iniciais -, e 9º ano – etapa dos Anos Finais – do Ensino Fundamental, levando em consideração também a taxa de aprovação dos estudantes.

 

O índice foi desenvolvido a partir de uma parceria entre as Secretarias de Planejamento e Gestão (SPGG) e de Educação (Seduc) do RS, buscando desenvolver uma ferramenta para que os gestores municipais tenham condições de avaliar as etapas do ensino que precisam ser fortalecidas, sendo possível acompanhar o progresso ao longo do tempo utilizando as avaliações realizadas como parâmetro para aprimorar estratégias de melhoria do ensino. Os resultados do índice proporcionam uma reflexão sobre práticas pedagógicas e a necessidade da implementação de novas politicas públicas em busca da melhoria dos indicadores.

 

A titular da pasta da educação no município do Rio Grande, Denise Dutra Lopes, avalia positivamente a evolução do município na avaliação proposta pelo Governo do RS. Segundo Denise os resultados obtidos são bastante significativos tendo em vista o contexto de grandes desafios causados pela série de eventos climáticos que afetaram o município influenciando no calendário escolar e, consequentemente, no desenvolvimento do trabalho dos professores. “O resultado foi positivo, embora ainda tenhamos que continuar melhorando”, afirmou.

 

A aplicação do SAERS 2024 em todos os municípios do RS tem previsão de início em 25 de novembro, com mais de 400 mil estudantes sendo avaliados nas disciplinas de Português e Matemática, buscando avaliar capacidades amplas, como habilidades de leitura e o raciocínio lógico-matemático para verificação se estes alunos estão desenvolvendo as competências esperadas para sua idade escolar. Além dos testes cognitivos, há questionários contextuais voltados para estudantes, professores e equipes diretivas das escolas participantes. Esses questionários fornecem uma visão contextual dos resultados, cruzando informações sobre as condições de sala de aula, o trabalho dos docentes e o ambiente socioeconômico dos alunos – o que oferece uma análise mais completa do desempenho escolar.

 

Além de servir como instrumento pedagógico o índice obtido pelos municípios influencia no rateio de parcela do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) repassado pelo Governo do Estado aos municípios.

 

Confira os resultados obtidos pelo Município do Rio Grande no IMERS nos anos anteriores no link abaixo:

https://imersvis.dee.rs.gov.br/

ASSESSORIA -- PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!