Banco de Leite Humano do HU-FURG passa a receber doação de leite do HE-UFPel
Variadas
Publicado em 28/11/2024

Convênio vai possibilitar a doação de leite no HE-UFPel para pasteurização no BLH do HU-FURG para oferta aos bebês da UTI Neonatal

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG) e o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), ambos filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), firmaram na manhã da segunda-feira, 21, uma importante parceria em prol do aleitamento materno. O convênio entre o Banco de Leite Humano (BLH) do HU-FURG, e o Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) do HE-UFPel irá proporcionar que mães em fase de amamentação, possam realizar a doação de leite excedente.

Estiveram presentes no Posto de Coleta, Zulema Helena Ribeiro Ernandes, chefe da Divisão da Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Ana Paula Bigliardi, chefe da Unidade da Criança e Adolescente, a qual o BLH está ligado, e a coordenadora do banco, Grace Santos.
Para a equipe do Banco de Leite do HU-FURG, a parceria entre os hospitais da Rede EBSERH, HE - UFPel e HU FURG é muito importante, pois o hospital universitário de Rio Grande possui 18 leitos entre intensivos neonatais e método canguru, com esta iniciativa poderemos atingir 100% das prescrições médicas, para os recém-nascidos prematuros, internados na UTI Neonatal.
A partir desta data, o leite recebido no Posto de Coleta, de pacientes internadas ou externas, será enviado para o Banco de Leite, no município de Rio Grande, para pasteurização, aumentando os estoques do Banco, garantindo que, na ausência de leite materno da mãe para o seu próprio bebê, que ele possa receber o leite humano pasteurizado nos demais horários.
O Banco de Leite Humano de Rio Grande é atualmente o único da região habilitado para processo de pasteurização do leite materno. Com o convênio com os hospitais de Pelotas para recebimento de doação de leite excedente, será possível aumentar a arrecadação e a consequente distribuição, atendendo as prescrições médicas, respeitando as necessidades de cada prematuro internado, com o valor calórico e biodisponibilidade de cálcio e fósforo.
O leite materno é considerado o padrão ouro para toda criança até, pelo menos, os seis primeiros meses de vida, e isso se dá da mesma forma para os prematuros, sendo fundamental para uma melhor recuperação desses bebês.

 

Para ser uma doadora é necessário:

• estar amamentando ou ordenhando leite humano para o próprio filho
• ser saudável
• apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação de leite
humano (HIV, VDRL e hemograma);
• não fumar mais que 10 cigarros por dia
• não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação
• não usar álcool ou drogas ilícitas.

O atendimento no Posto de Coleta é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no prédio do Hospital Escola da UFPel Ebserh, na rua Professor Dr. Araújo, 538, em Pelotas.

ASSESSORIA --- FURG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!