FURG abriu suas portas para mais de 1,2 mil estudantes durante Seja FURG 2024
Variadas
Publicado em 02/12/2024

Durante as manhãs e tardes desta quinta e sexta-feira - 28 e 29 respectivamente - o Pavilhão 3 do campus Carreiros recebeu mais de 1,2 mil estudantes de 23 escolas da região sul do Estado durante o Seja FURG 2024. Coordenada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) - por meio da Comissão Permanente do Processo Seletivo (Coperse) - e em parceria com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), a atividade é o resultado de uma ação que congrega o esforço de 13 Unidades Acadêmicas, além das Unidades Administrativas que fazem parte da organização estrutural da Instituição.

De acordo com a Pró-reitora de Graduação, Sibele Martins, O Seja FURG é uma excelente oportunidade para aproximar a comunidade externa da Universidade, permitindo que os estudantes conheçam de perto a estrutura, os projetos de ensino, pesquisa e extensão oferecidos pelos cursos. “Ao participar desse evento, o público tem a chance de interagir com os discentes e servidores, além de obter informações detalhadas sobre a matriz curricular, os estágios, os programas de permanência e auxilio estudantil, além da infraestrutura que a FURG disponibiliza”, explicou a professora.

 

Neste ano, o evento integrou a programação da 23ª Mostra da Produção Universitária (MPU), mas sua preparação começou ainda no mês de outubro, oportunidade em que a Coperse executou uma campanha de divulgação da ação junto a escolas da cidade do Rio Grande, Pelotas e São José do Norte. “A importância desse evento se reflete na possibilidade de orientar as escolhas profissionais dos jovens, apresentando a FURG como uma instituição pública de qualidade, acessível e comprometida com o desenvolvimento da região e do país”, completou a pró-reitora.

Durante os dois dias de atividades, as unidades da FURG puderam expor as potencialidades dos seus cursos, incluindo explicações orais e demonstrações de equipamentos de laboratório. Com a programação, os estudantes visitantes tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre características dos cursos oferecidos, tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho e aprender mais sobre as formas de aplicar estes conhecimentos em diferentes frentes da vida, além de poder interagir com alguns dos principais projetos desenvolvidos dentro de cada área.

Para a Universidade, o projeto cumpre com o papel social inerente à FURG no que toca aproximar os estudantes - principalmente de escolas públicas - com a Universidade. Os demais campi também integraram a programação do Seja FURG, em datas diferentes. Nos campi Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul, ele foi realizado em parceria com as direções e as coordenações de curso; em Santo Antônio da Patrulha, foram feitas visitações guiadas ao prédio administrativo, Centro Tecnológico, ponto de convívio e o prédio de salas de aula de 6 de outubro a 7 de novembro.

A história do Seja FURG

Criado em 1996 e em outro formato, a primeira edição da então Semana Aberta da FURG tinha como objetivo promover a integração e a troca de saberes entre a Universidade e os estudantes de Ensino Médio da cidade do Rio Grande e da região. Ao longo dos anos, a ação foi se adaptando e ganhando novos formatos, para conversar melhor com as novas gerações em suas particularidades. Para marcar a sua transformação e o seu potencial agregador, o evento passou a se chamar Seja FURG, e, nesta modalidade, chega em 2024 a sua terceira edição.

Este novo formato foi realizado pela primeira vez em 2022, ocasião na qual o Seja FURG integrou a programação do CriaRG – iniciativa promovida pela Prefeitura Municipal do Rio Grande que busca atingir o mesmo público-alvo, com atividades voltadas para a inovação tecnológica e o desenvolvimento do território por meio de ações propostas por estudantes secundaristas.

Em 2024, a FURG atinge um dos seus maiores públicos nesta ação, trazendo os estudantes da região para dentro dos seus espaços de convívio e ensino, abrindo suas portas para a comunidade e promovendo não só integração, mas reacendendo a chama de pertencimento que é inerente a uma instituição pública, gratuita, socialmente referenciada e de qualidade.

 ASSESSORIA FURG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!