Audiência Pública sobre licitação do transporte coletivo ocorreu na última sexta-feira (29)
Variadas
Publicado em 03/12/2024

O Salão Nobre Deputado Carlos Santos recebeu na última sexta-feira (29) a Audiência Pública destinada a apresentação de dados sobre o sistema de transporte coletivo no município e início do processo de licitação para a contratação de uma nova empresa para prestação deste serviço no muncípio.

Os dados sobre o sistema de transporte coletivo apresentados na audiência foram obtidos por meio de uma pesquisa realizada por empesa de consultoria contratada pelo Executivo Municipal para tal. Dentre os dados expostos na ocasião estão os referentes à análise de custos de operação, a contabilização o número de usuários do sistema (diário e mensal, apontando linhas e horários de maior demanda) e a contabilização de usuários pagantes e usuários com gratuidade e seu impactos no preço final da tarifa. Na ocasião o representante presente do Grupo Maciel, consultoria que executou a pesquisa, detalhou os dados sobre o sistema de transporte do município e respondeu dúvidas dos presentes sobre os resultados obtidos a partir do estudo.

Em fala realizada durante o evento o Secretário e Município de Mobilidade, Anderson Castro, apontou os desafios para a realização do processo licitatório de acordo com a nova lei que rege a prática -  Lei Federal nº14.133/2021, que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Município. O representante do Executivo também salientou o trabalho realizado pelo Poder Público Municipal após a quebra de contrato, no ano de 2022, por parte da empresa que prestava o serviço de transporte coletivo urbano no município, e todo esforço realizado para a contratação de forma célere de uma nova empresa garantindo a manutenção da prestação deste serviço aos munícipes. 

O Executivo Municipal tem trabalhado em ações que beneficiem a eficiência do transporte coletivo no município ao exemplo dos projetos vinculados ao financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), como a Rota do Parque, que priorizarão o transporte coletivo com o calçamento de novas vias e a criação de vias dedicadas de tráfego exclusivo em horários de pico. 

A reunião foi transmitida pelas redes sociais da Prefeitura do Rio Grande e contou com a participação presencial da comunidade rio-grandina com representação estudantil, de sindicatos ligados ao setor e de representantes do Legislativo Municipal.

 

A Audiência Pública pode ser conferida na íntegra através do link abaixo:
https://www.facebook.com/share/v/19yEXvG6Co/

ASSESSORIA -- PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!