A prefeita eleita do Rio Grande, Darlene Torrada Pereira, ao lado do vice-prefeito eleito Paulo Renato Mattos Gomes, apresentou na manhã desta terça-feira (17) a composição do seu secretariado municipal. O anúncio e apresentações de 17 secretárias e secretários, além de equipe do Gabinete do Executivo, ocorreu durante coletiva de imprensa realizada no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), centro da cidade.
Durante a coletiva a prefeita eleita e Alexandre Reinaldo Protásio - coordenador geral da transição entre governos e anunciado como titular da Secretaria da Fazenda nessa manhã- realizaram um resumo dos trabalhos desempenhados pelas comissões temáticas da transição nos últimos meses e parabenizaram o trabalho voluntário realizado pelas equipes.
Após a apresentação dos nomes, Darlene Pereira respondeu aos veículos de comunicação presentes no local questionamentos relacionados a perspectivas de mudanças na atual estrutura da administração municipal, áreas consideradas prioritárias para a nova gestão, licitação do transporte público, diálogo com a nova composição da Câmara de Vereadores de Rio Grande no ano que se aproxima, entre outros temas.
Conheça os nomes e os currículos do secretariado municipal gestão 2025-2028:
ALEXANDRE REINALDO PROTÁSIO (SMF - Secretaria de Município da Fazenda)
Alexandre Protásio é natural de Rio Grande/RS, graduado em História, em Gestão de Recursos Humanos e Gestão Ambiental, Mestre em Educação Ambiental e Doutor em Educação. Atuou no serviço público estadual, na iniciativa privada e nos movimentos estudantil e sindical. Na Prefeitura Municipal, governos do ex-prefeito Alexandre Lindenmeyer, ocupou os cargos de chefe de Gabinete do Prefeito e secretário de Município da Fazenda. Atualmente atua como secretário executivo no mandato do deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT/RS).
ANTONIO SOLER (SMMA – Secretaria de Município do Meio Ambiente)
Antônio Soler sempre teve atuação destacada nas discussões e lutas por políticas ambientais. Participou da construção de diversos Projetos de Lei (PLs): Fundo Municipal de Meio Ambiente e reestruturação dos conselhos ambientais de Rio Grande e Pelotas, proteção das dunas em Rio Grande, entre outros. Foi coordenador do Programa Mar de Dentro, secretário de Meio Ambiente e Planejamento Urbano em Pelotas e secretário adjunto de Meio Ambiente em Porto Alegre. Foi professor de Direito Ambiental na FURG e na UFPel. É conselheiro do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) pelo Centro de Estudos Ambientais (CEA) e coordenador nacional do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais (FBOMS).
CLÁUDIO COSTA (SMRAP – Secretaria de Município de Relações Institucionais, Assuntos Internacionais e Parcerias Público-Privadas)
Cláudio José Cardozo da Costa, 61 anos, é pescador e agricultor, natural da Ilha dos Marinheiros. Fundador do Fórum da Lagoa dos Patos, foi presidente da Cáritas Diocesana, assessor especial da Pesca do Governo do Estado, vereador eleito pelo Partido dos Trabalhadores - PT em 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016. Também esteve no governo municipal como secretário de Município da Agricultura entre março de 2013 e maio de 2014; e da Pesca entre março de 2017 a abril de 2019 e exercia o cargo de assessor parlamentar na Câmara dos Deputados, no gabinete do deputado rio-grandino Alexandre Lindenmeyer, de fevereiro de 2023 até o momento atual.
CLEUZA MARIA SOBRAL DIAS (SMED - Secretaria de Município de Educação)
Mãe de dois filhos e avó de 4 netos. Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação. Foi professora das redes pública municipal e privada, grande parte em classes de alfabetização, entre 1990 e 1996, quando também atuou como coordenadora pedagógica. Ingressou na FURG em 1996, onde atua nos cursos de formação de professores e no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Foi diretora do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - Caic. Criou em parceria com colegas e coordenou o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA), na FURG. Realizou Estágio de Doutoramento na Universidade de Aveiro/Portugal em 2001, onde estabeleceu parcerias de pesquisa na área de formação de professores. Foi pró-reitora de Graduação de 2005 a 2012, participando diretamente do processo de expansão e interiorização da FURG, com a criação de 18 novos cursos de graduação e implantação dos campi de Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar. Coordenou o Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Regional Sul e foi vice-presidente do Colégio de Pró-Reitores de Graduação da Associação de Reitores das Universidades Federais. Representou a FURG no Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente no Rio Grande do Sul, o qual ajudou a fundar. Em janeiro de 2013, indicada pela comunidade universitária, foi nomeada a primeira mulher Reitora da Universidade Federal do Rio Grande, reeleita em janeiro de 2017. Representou a FURG na Comissão Interinstitucional para os Recursos do Mar (Cirm) da Marinha do Brasil e integrou a Diretoria Executiva da associação dos reitores (Andifes). Em 2021, assumiu a Direção da Estação de Apoio Antártico (Esantar/FURG).
DIANELISA AMARAL PERES (SMCAS - Secretaria de Município de Cidadania e Assistência Social)
Dianelisa Amaral Peres é mãe, mulher negra de Axé, militante do Movimento Popular de Cultura Afro, membro da União das Negras e Negros pela Igualdade - Unegro. Educadora social, servidora pública municipal desde 2011 lotada na SMCAS. Doutoranda e Mestra em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Licenciada em Letras Português/ Francês. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Direito e Educação Ambiental. Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres – Comdim, vice-presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS Gestão 2024/2026.
GIOVANA TRINDADE (GPPE - Chefia de Gabinete de Programas e Projetos Especiais)
Giovana Trindade é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel, em 2010. Desde 2011, atua como autônoma no setor da construção civil, quando fundou seu escritório de Projetos Arquitetônicos e execução de obras civis. Ao longo da carreira, foi responsável pela elaboração de mais de 200 projetos e execuções de obras. Também atuou como instrutora do Senac, ministrando diversos cursos vinculados à construção civil em Rio Grande e São José do Norte. Em 2019, ampliou o escritório e o formalizou como empresa, expandindo o portfólio de serviços oferecidos. Desde então, coordena e desenvolve projetos arquitetônicos, urbanísticos, estudos de viabilidade e licenciamento de empreendimentos geradores de desenvolvimento urbano e econômico, com atuação nos Estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.
GLAUBER ACUNHA GONÇALVES (SMCPH - Secretaria de Município de Coordenação e Planejamento, Habitação e Regularização Fundiária)
Glauber Acunha Gonçalves é engenheiro civil graduado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG em 1989; Mestre em Sensoriamento Remoto (UFRGS, 1996) e Doutor em Ciências Geodésicas (UFPR, 2006). Professor da FURG desde 1989, atualmente lotado no Centro de Ciências Computacionais. Membro do Comitê de Eventos Extremos da FURG. Coordenador do curso de pós-graduação em Gestão Ambiental de Municípios. Coordenador e executor de projetos de pesquisa e extensão universitária junto às Prefeituras de Rio Grande, Bagé, Santo Antônio da Patrulha, São José do Norte, e também em instituições como o Porto do Rio Grande, Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Ciência e Tecnologia, Finep, CNPq e Fapergs. Consultor do Ministério das Cidades para capacitação de técnicos de prefeituras municipais em Sistemas de Informação Territorial.
HIRAN MANETTI DAMASCENO (SMCA - Secretaria de Município da Causa Animal)
Hiran Damasceno é formado em Medicina Veterinária (2011) pela Universidade da Região da Campanha – Urcamp, em Bagé. Atua em clínica e cirurgia de pequenos e grandes animais; trabalhou como Responsável Técnico em Farmácia Veterinária e atuou como secretário adjunto da Pesca no Município de Rio Grande, RS no ano de 2016. Na Câmara Municipal de Rio Grande, foi chefe de gabinete em dois períodos: de 2013 a 2015 e de 2017 a 2021. Nos anos de 2023 e 2024, desenvolveu atividades como assessor parlamentar federal, no gabinete do deputado Alexandre Lindenmeyer.
JUAREZ PINHEIRO (SMMAS – Secretaria de Município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança)
Advogado desde 1983, com experiência em Direito Penal e Processual Penal e também em Administração Pública. Foi assessor jurídico do prefeito de Porto Alegre Tarso Genro, de 1993 a 1995. Vereador do PT, em Porto Alegre, de 1996 a 2004 e assessor federativo do Ministério da Justiça no período de 2006 a 2010, onde coordenou a modernização administrativa da Secretaria Nacional de Reforma do Judiciário. Também exerceu o cargo de secretário adjunto da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, de 2011 a 2014, e foi assessor especial de Procurador de Justiça no Ministério Público do Estado (MP-RS), de 2015 a 2020.
JULIANA ACOSTA (SMS – Secretaria de Município da Saúde)
Enfermeira, mestre em Enfermagem e especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Foi professora substituta da Escola de Enfermagem da FURG. Atuou como bolsista pesquisadora na Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, desenvolvendo projetos de pesquisa-ação na perspectiva da vigilância popular e territórios saudáveis e sustentáveis. Assessorou movimentos sociais e sindicais da agricultura familiar para efetivação do direito à Saúde das Populações do Campo, Floresta e Águas. Foi conselheira nacional de Saúde entre 2015 e 2017. No Ministério da Saúde atuou como consultora e assessora técnica nas áreas de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Alimentação e Nutrição, Ouvidoria Geral e recentemente, na Assessoria Especial de Saúde nos Territórios de Periferias do Gabinete da Ministra.
MIGUEL SATT (SMC - Secretaria de Município do Cassino)
Miguel de Oliveira Satt, 49 anos, é casado com Andressa Satt, pai do Bernardo Escobar Satt, padrasto da Eduarda e da Manuella Traversi Costamilan. É bacharel em Direito pela Faculdade Anhanguera de Rio Grande/RS, graduado em 2014. É também radialista e comunicador, desde o ano de 2003. Foi titular da Secretaria de Município do Cassino, no período 2016 – 2020. Também exerceu o cargo de assessor parlamentar na Assembleia Legislativa gaúcha e na Câmara Municipal de Rio Grande. Na Superintendência do Porto do Rio Grande foi chefe de Gabinete. É advogado associado ao Escritório JCSG - Jaeger Costamilan Soares e Gomes.
NÍDIA ACOSTA BONFIM (PGM - Procuradoria Geral do Município)
Advogada com 20 anos de experiência em Direito Público Municipal, tem atuação destacada em processos administrativos e judiciais. Experiência sólida em procuradorias municipais e gestão administrativa, com foco em assessoria jurídica para gestores públicos, elaboração de pareceres técnicos e condução de processos junto ao Tribunal de Contas e em Ações Civis Públicas. Pós-graduada em Direito Processual Civil, Penal e Trabalhista e em Educação Ambiental. Entre 2005 e 2012, atuou na Procuradoria Municipal de Santa Vitória do Palmar, nos cargos de assessora jurídica, subprocuradora e procuradora; de 2013 a 2015, foi secretária de Município de Gestão Administrativa em Rio Grande. De 2015 a 2020, foi assessora superior na Procuradoria Municipal de Rio Grande.
NILSON PINHEIRO (SMPAC – Secretaria de Município de Pesca, Agricultura e Cooperativismo)
Nilson Roberto da Rosa Pinheiro começou a carreira como comerciário em 1989, trabalhando por 18 anos em tradicionais redes varejistas, como Arapuã, Colombo e Magazine Luíza e sendo também representante sindical da categoria. Começou carreira política como presidente do Partido Socialista Brasileiro do Rio Grande – PSB, elegendo-se suplente de vereador em 2000, 2004 e 2008. É membro do Diretório Estadual e secretário de Finanças do PSB.
Foi duas vezes assessor parlamentar na Câmara Federal, no gabinete do deputado Beto Albuquerque; subsecretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Rio Grande entre 2009 e 2010, diretor de Patrimônio da então Superintendência do Porto de Rio Grande, em 2011 e 2012; secretário municipal de Controle e Serviços Urbanos entre 2013 e 2014. Entre 2016 e 2019, foi assessor de Governo na Prefeitura de Rio Grande e em 2020, secretário municipal de Esporte e Lazer. É diretor e formador de Jovens Talentos na empresa G.E. Mayorka em Rio Grande desde 2010.
RICARDO DE BIASI AMARAL (SMGAL - Secretaria de Município de Gestão Administrativa e Licitações)
Ricardo de Biasi Amaral é advogado graduado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, especialista em Direito Municipal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Foi procurador geral do Município do Rio Grande na segunda gestão do ex-prefeito Alexandre Lindenmeyer e também procurador geral no Município de São José do Norte, na gestão Jorge Madruga. Foi julgador do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-RS. Na Subseção Rio Grande da OAB, foi vice-presidente, secretário geral e secretário adjunto. Na área esportiva, é maratonista.
RITA PATTA RACHE (SCEEC - Secretaria de Cultura, Esporte e Economia Criativa)
Arte-educadora, mestre em educação ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, doutora em educação pela Universidade de Brasília - UnB, com experiência nos campos das artes e ambiental, políticas culturais, extensão universitária e gestão pública. Professora do Instituto de Letras e Artes da FURG desde 2005. Foi diretora de Extensão e pró-reitora de Extensão e Cultura, quando atuou na implantação da Rede de Pontos de Cultura da Região Sul do RS, na criação do Pontão de Cultura Geribanda da FURG, em encontros estaduais e regionais de Pontos de Cultura e de Mestres e Mestras Griôs integrantes da Ação Griô Nacional. Contribuiu com as discussões para elaboração de um Plano Nacional de Educação e Cultura (MEC/MinC), em Conferências e Fóruns Municipais de Cultura e na implementação, em Rio Grande, das leis emergenciais da cultura, Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo. Foi produtora agroecológica e microempresária, coordenadora de projetos de educação ambiental e artista gráfica do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental - NEMA e membro da Diretoria da Aprofurg - Seção Sindical do Andes Sindicato Nacional.
RODRIGO DAS NEVES BARRETO - Secretaria de Município de Zeladoria da Cidade
Rodrigo das Neves Barreto é pequeno empresário em Rio Grande, desde o ano de 2003. É ex-acadêmico da Escola de Engenharia da FURG. Trabalhou na Superintendência do Porto do Rio Grande – SUPRG, de 2011 a 2014, como chefe de divisão da Diretoria de Infraestrutura. Também atuou como secretário adjunto da Secretaria de Município de Infraestrutura nos anos de 2015 e 2019 e exerceu o cargo de secretário de Infraestrutura entre os anos de 2016 e 2018 e em 2020.
VITOR MAGALHÃES (SMDIT – Secretaria de Município de Desenvolvimento, Inovação e Turismo)
Vitor Mendes Magalhães tem 39 anos, é empresário do ramo de tecnologia, com vasta experiência no setor portuário e retroportuário. Casado com a Sabrina, ainda não tem filhos. Foi presidente do S.C. São Paulo de 2016 ao Gauchão de 2017, quando levou o clube a disputar novamente as competições nacionais após 32 anos. Neste período, foi eleito o melhor dirigente de futebol do RS, o que o levou ao cargo de diretor da Federação Gaúcha de Futebol, que ocupou até o final de 2023. Ainda em 2017, recebeu o título de Cidadão Rio-grandino. Em seu currículo, consta também a Presidência da CDL Rio Grande e São José do Norte e, dentro desta entidade, capitaneou alguns projetos como o "Levanta, Rio Grande", dentre outros. Possui graduação em Administração de Empresas e Mestrado em Engenharia de Computação, com linha de pesquisa em Inteligência Artificial e, mais precisamente, em Machine Learning.
CHEFIAS DE GABINETE E ASSESSORIA SUPERIOR
MARIA ROZANA RODRIGUES DE ALMEIDA (chefe de Gabinete da Prefeita)
Bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Doutora em Educação em Ciências, Mestre em Geografia. Especialista em Ouvidoria Pública pela Verbo Jurídico/CGU/OEI. É formanda em Psicologia pela Faculdade Anhanguera - Unidade RG e técnica-administrativa em Educação na FURG, onde exerce a função de secretária de Integridade, Transparência e Controle Social, atuando como Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação; responsável pela Unidade da Gestão de Integridade e Encarregada pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Integra os grupos de pesquisa em Gênero e Sexualidade - GESE da FURG e de Psicologia Clínica da Anhanguera. Compõe também o Comitê de Combate ao Assédio Moral e Sexual da FURG. Foi chefe de Gabinete do Reitor (2005-2016), pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (2014-2015) e Ouvidora Geral da FURG (2017-2023). Foi também representante da FURG no Comitê Gaúcho do Movimento Eles por Elas ( HeForShe) da ONU.
CARLA GOMES DOS SANTOS (Chefe de Gabinete do vice-prefeito)
Carla Gomes dos Santos é graduada em Gestão de Recursos Humanos, pós-graduada em Gestão Empresarial e pós-graduanda em Gestão de Defesa Civil. Atuou por 15 anos (2002 a 2016) na Câmara Municipal do Rio Grande, na Assessoria Parlamentar e Chefia de Gabinete, exercendo ainda o cargo de secretária do Gabinete da Presidência nos anos de 2007, 2011 e 2013. No Executivo Municipal, foi chefe de Gabinete do Vice-prefeito, na gestão 2017/2020, com atuação na Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e na Assessoria de Governo.
EUNICE LINDENMEYER (CCV - Assessora Superior)
Eunice Maria Lanes Lindenmeyer é advogada, mãe da Mariana e do Thiago. Concluiu o curso de Direito em 1988 pela Universidade Federal de Rio Grande – FURG. Tem especialização em Direito de Família pela LFG. Área de atuação profissional Direito de Família e Direito do Trabalho. Filiada ao Partido dos Trabalhadores desde 1989, ocupou os cargos de secretária geral e vice-presidente. Coordenou, de forma voluntária, na gestão do prefeito Alexandre, os projetos Rio Grande Eu Amo Eu Cuido e Banco do Vestuário.