A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Coordenadoria Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (CODIPD) realizou, recentemente, a instalação de uma placa de Comunicação Alternativa e Aumentativa no Balneário Cassino. Ela está localizada na Avenida Rio Grande, próxima ao multipalco, e o material foi patrocinado pelo Laboratório Gran.
A ação foi idealizada pela professora do município Maria Carolina Dourado, especialista em Educação Especial e Inclusiva e que tem atuado para a com a implantação do projeto RG ComunicAA. A iniciativa visa a inclusão de materiais de CAA ( Comunicação Alternativa e Aumentativa) como uma estratégia de acessibilidade de comunicação em todos os espaços, com o objetivo de auxiliar as pessoas com algum tipo de dificuldades nesse aspecto, em especial aqueles Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim, a ideia é contar com ferramentas como essas em espaços públicos, como setores governamentais, parques, praças e escolas, por exemplo.
A Comunicação Aumentativa e Alternativa pode ser descrita como um conjunto de estratégias, recursos e técnicas que auxiliam a comunicação do indivíduo, diminuindo a defasagem entre a necessidade comunicativa e a habilidade da fala. São ferramentas da Tecnologia Assistiva que auxiliam pessoas com necessidades complexas de comunicação a se comunicar, expressando suas necessidades, desejos e pensamentos de maneira a resolver seus desafios comunicativos do dia a dia. Na prática, a ideia consiste em utilizar uma série símbolos (desenhos e palavras, por exemplo) como um apoio para a expressão do aluno e, consequentemente, a sua comunicação.
Banner nas escolas
Por meio do projeto e do apoio de secretarias de governo e de empresas parceiras como o Laboratório Gran e a Unimed, em 2024 foram fornecidos banners de CAA para as escolas do município. Conforme explicou a idealizadora Maria Carolina, cada escola recebeu um modelo inicial, composto por 60 símbolos, que ficará disponibilizado preferencialmente na entrada dos locais para que as famílias também tenham contato com o material, buscando com que a CAA seja naturalizada na sociedade.
QQ Code disponível para as famílias
Também foi fornecido acesso ao modelo por QR Code para que as pranchas possam ser reproduzidas para aplicação em salas de aula e de recurso e também para que sirvam de base para a criação de outros materiais para auxílio no trabalho. Além disso, o formato em QR Code está disponível para a comunidade escolar, sendo também uma opção para que alunos e seus familiares possam praticar o uso em casa ou nos demais espaços frequentados, desenvolvendo assim as habilidades de comunicação.
ASSESSORIA -- PMRG