A Prefeitura Municipal do Rio Grande recebeu na manhã desta segunda-feira (13), no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, uma roda de conversa com a participação dos representantes da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Arthur Custódio e Vanja Santos, respectivamente.
A secretária de Município de Saúde (SMS), Juliana Acosta, explica que a atividade aproveita a passagem dos representantes das instituições por Rio Grande e objetiva conversar com os agentes comunitários de saúde e outras equipes da Secretaria sobre atenção primária à saúde, políticas públicas para mulheres, participação social e sobre hanseníase, uma vez que Arthur Custódio é, também, militante dos direitos das pessoas atingidas por hanseaníase.
De acordo com a secretária, além de um(a) agente comunitário(a) de cada Unidade Básica de Saúde (UBS), também foram mobilizados para integrar a atividade dessa manhã a coordenação da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Rio Grande, as coordenações de programas e vigilâncias do Município.
A representante do CNS no encontro, que também representa a União Brasileira de Mulheres (UBM), enfatizou a necessidade de integrar não apenas os movimentos sociais, mas também o campo institucional da saúde. "Nós acreditamos que temos que integrar as prefeituras para estabelecer um rumo na execução dos direitos das mulheres. Não basta ter direitos, precisamos fazer com que esses direitos aconteçam. Esse tipo de conversa é importante para integrar os movimentos e os serviços, permitindo avanços na atenção à saúde das mulheres na base", afirmou Vanja durante o início da roda de conversa.
Ao fim da manhã de diálogo, em nome do Município, o vice-prefeito Paulo Mattos Gomes (Renatinho) recebeu dos participantes as bandeiras dos movimentos sociais de Reintegração das Pessoas Atingidas por Hanseaníase (Morhan), da UBM e do Movimento Nacional Saúde pela Democracia
ASSESSORIA -- PMRG