Faurg inaugura nova sede no campus Carreiros
Variadas
Publicado em 15/01/2025

A Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (Faurg) está de casa nova. Na manhã desta segunda-feira, 13, foi inaugurada a nova sede da instituição, que agora está instalada no prédio do Oceantec, o Parque Científico e Tecnológico da FURG, no campus Carreiros.

"É aqui que nós iremos encontrar as soluções para os desafios que se apresentarem para qualquer projeto, de qualquer natureza. E a nossa equipe está preparada para isso", disse o diretor Executivo da Faurg, Ednei Primel. "Nesses quatro anos, surgiram desafios financeiros complicados. Hoje, analisando os relatórios de gestão, vemos que esses desafios foram superados, muito em parte graças à excelência da equipe de colaboradores e colaboradoras e de todo o ecossistema da Faurg", completou Primel, que está deixando o cargo para assumir como vice-reitor da universidade a partir desta semana.

Em sua fala, o reitor Danilo Giroldo prestou uma homenagem especial à equipe da Fundação. "Espero que vocês, trabalhadores e trabalhadoras, possam aproveitar muito esse espaço. São vocês que passaram por diversos momentos da Fundação e que, no dia a dia, fazem os projetos acontecerem. Vocês conhecem a importância desse mecanismo e merecem todas as homenagens", comentou. "É estratégico a Fundação estar aqui; estar próximo, dialogando e construindo novas inovações administrativas é fundamental. De uma forma simples e ágil, se viabilizou esse grande sonho que era estar aqui. Espero que seja muito bom para vocês que irão conviver aqui, e que esse lugar possa servir de inspiração para o trabalho de vocês".

A diretora Executiva eleita da Fundação, Danúbia Espíndola, toma posse na próxima quarta-feira, 15. Ela foi apresentada ao público durante a cerimônia, recebendo inclusive o crachá das mãos do reitor. "Nosso compromisso é romper barreiras, inovar, estendendo essa inovação a todas as unidades acadêmicas. O futuro é promissor", disse ela, que está deixando a Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia de Informação para assumir o cargo.

O diretor do Oceantec, Artur Gibbon, defendeu que a chegada da Faurg ao espaço é "uma grande alegria, e trará mais ânimo e mais potência para essa vocação do Oceantec que é de acolhimento e de promover desenvolvimento".

O diretor do Complexo de Museus da FURG, Lauro Barcellos, destacou o espírito coletivo que marca a relação da Faurg com a universidade e a sociedade como um todo. "Esta instituição honra não somente a nossa FURG; ela honra também a nossa comunidade. A Faurg depende de pessoas competentes, de conhecimento e de liderança, e depende do esforço de cada um de nós", ressaltou ele, afirmando que é através da Faurg que a universidade consegue realizar seus sonhos e projetos. 

Para a gestora organizacional Daniele Garcia, o novo ambiente representa a potencialização das "ideias e ações que a gente pretende fazer, tendo um espaço mais amplo em que conseguiremos interagir melhor com as pessoas, grupos e coordenações de projetos que trabalham com a Faurg".

A reitora eleita, Suzane Gonçalves, também esteve presente no ato. Ela fez a entrega simbólica do crachá ao novo diretor Secretário da Faurg, Cezar Augusto Bastos. O ex-diretor Humberto Piccoli e o assessor do reitor em Projetos Estratégicos, Mozart Tavares Filho, deram depoimentos sobre o processo histórico da Fundação.

Para marcar o encerramento da cerimônia, foram cortadas as fitas que inauguraram a sede e também a Galeria de Ex-Diretores da Faurg. Em seguida, foi servido um coffee break aos convidados. 

Apoio a projetos
A Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (Faurg) é uma entidade privada e sem fins lucrativos, cujo objetivo básico é apoiar a FURG na busca de seus objetivos nos âmbitos do ensino, da pesquisa, da extensão, da inovação, da cultura e do desenvolvimento institucional, por meio da promoção e do apoio na execução de programas e projetos.

Em 25 anos de atuação, a Faurg executou um total de 1.053 projetos, além de apoiar 150 projetos de forma simultânea e distribuir anualmente 400 bolsas.

Entre os projetos apoiados pela Faurg, estão o monitoramento do ciclo de dragagem do canal Miguel da Cunha e do canal de acesso ao porto do Rio Grande, a avaliação das condições ambientais para a expansão portuária, o desenvolvimento dos procedimentos de proteção à fauna marinha para o Centro de Recuperação dos Animais Marinhos (Cram), monitoramento da biodiversidade e o projeto Astral, que desenvolve novas tecnologias no campo da aquacultura.

ASSESSORIA -- FURG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!