Executivo define com pescadores e entidades programação de abertura da safra do camarão
Variadas
Publicado em 22/01/2025

Uma reunião na Prefeitura do Rio Grande, nesta terça-feira (21), encaminhou os preparativos e definiu a programação para a abertura da safra do camarão, marcada para o dia 1º de fevereiro, nas docas do Mercado Público. O encontro foi conduzido pelo secretário Cláudio Costa (Relações Institucionais) e contou com a participação de todos os envolvidos na atividade, como a Colônia de Pescadores Z-1, Emater, Secretaria da Cultura (SMC), com a adjunta Janice Hias, e a subprefeita da Ilha dos Marinheiros, Vivi Alves. O secretário de Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC), Nilson Pinheiro e o vereador Nilton Machado (PR) também participaram da reunião.

A programação definida tem a abertura às 7h com a chegada das embarcações nas docas do Mercado. Em seguida, às 8h30min, um ato oficial com a presença de entidades da pesca e autoridades municipais, abre a safra. Na sequência, haverá uma apresentação cultural a cargo da Secretaria da Cultura, que também levará para o local uma feira de produtos de artesanato. Também serão expostos apetrechos de pesca, novos e antigos, a fim de que a população conheça um pouco da arte e profissão de pescadores e pescadoras do município. A Prefeitura está buscando parcerias junto com comerciantes do Mercado Público, a fim de que ofereçam ao público pratos típicos da culinária rio-grandina com produtos do mar.

Alerta

Tanto os pescadores da Z-1 como autoridades da Prefeitura e outros órgãos públicos presentes na reunião alertaram que a captura do camarão e a venda oficial passam a ser liberadas somente com a abertura da safra, dia 1º de fevereiro. Antes desta data não é permitido.

O secretário Cláudio Costa reforçou: “Ainda não estamos com a pesca do camarão liberada. Isso ocorre apenas, legal e oficialmente, a partir do dia 1º. O camarão que está sendo oferecido para comercialização, inclusive, via redes sociais não está com tamanho ideal e, portanto, é impróprio para captura e comercialização”.

Pela experiência com o setor pesqueiro, o secretário Cláudio Costa explicou que, para que se tenha uma boa safra de camarão, ou até uma grande safra, é necessário que no início da Primavera, em setembro, a Laguna dos Patos tenha um volume baixo em suas águas. “É na Primavera que as frentes frias levam as larvas do pescado para dentro do estuário da Laguna. Isso é comprovado por pesquisadores da própria FURG. Em 2024, houve o evento climático das enchentes, fazendo com que as águas da Laguna permanecessem altas até o mês de novembro.” Isso, na visão do secretário, pode contribuir para que a safra não seja grande, mas, média este ano.

ASSESSORIA -- PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!