Três postos de Saúde da rede pública do município do Rio Grande, atingidos pelas enchentes do ano passado, receberam novos equipamentos e insumos doados pelo programa “Sesi ao seu lado”, criado em 2024 pela instituição durante o período mais grave daquele evento climático. As Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) das ilhas Torotama e Marinheiros e do Rita Lobato perderam vários materiais devido às inundações e foram contempladas com as doações feitas pelo Sesi na Região Sul do Estado.
Nesta quarta-feira (22) à tarde, um caminhão do Sesi com vários móveis, insumos e outros equipamentos para uso das equipes médicas no atendimento aos pacientes chegou nas UBSFs da Torotama e Rita Lobato onde foram realizadas as entregas. Ainda esta semana, será a vez da unidade da Ilha dos Marinheiros.
A gestora da Secretaria de Município da Saúde (SMS), Juliana Acosta e sua coordenadora de Estratégia Saúde da Família, Suelen Dias acompanharam a entrega oficial dos materiais na Torotama e no Rita Lobato. Os materiais foram repassados, oficialmente, pelo gerente de Operações do Sesi para a Região Sul, Dionísio Luiz Schutz, que explicou que o que foi doado é composto de um kit de insumos usados nas área de Odontologia e de Enfermagem, incluindo uma cadeira odontológica completa com todos seus equipamentos. “Damos continuidade ao ‘Programa Sesi ao seu lado’, criado na época das enchentes, para ajudar unidades como essas, a fim de que possam se reprogramar e se reconstruir”, ressaltou Dionísio ao destacar que, na região sul, Rio Grande foi o foco principal do Sesi com essa ação desenvolvida em outros municípios gaúchos.
Ao receber as doações, a secretária Juliana Acosta lembrou que a UBSF da Torotama foi uma das mais atingidas no município, com a água destruindo quase tudo no seu interior, provocando o fechamento da unidade por várias semanas. Afirmou que as doações do Sesi para as três unidades básicas, especificamente para a Torotama, vão equipar o gabinete odontológico e garantem o acolhimento e atendimento aos usuários. “É uma forma de garantirmos um atendimento com mais qualidade e um ambiente seguro, com condições mais adequadas para quem está trabalhando”, enfatizou.
Além dos equipamentos doados pelo Sesi, a secretária lembra que a unidade da Torotama foi contemplada com recursos específicos para reconstrução de prédios atingidos pelas enchentes, cuja reforma deverá começar em breve. O objetivo com a reforma é evitar que o espaço seja atingido com novas inundações.
Rita Lobato
Na UBSF Rita Lobato, a secretária da Saúde e a coordenadora da ESF estavam presentes e puderam perceber a felicidade das equipes que recebiam os materiais. Uma delas, a técnica de Enfermagem Raquel Guerreiro sintetizou o que foi feito pelo Sesi ao dizer que “todo o material recebido é extremamente necessário, porque ainda existem muitas carências em função das enchentes”.
Ela recordou que o local tem uma demanda muito grande, pois é uma unidade mista com atendimento tanto para Estratégia Saúde da Família como espontâneas de urgência e emergência. A secretária citou que as doações recebidas vão permitir uma maior qualificação da UBSF Rita Lobato, possibilitando a retomada das condições mais adequadas para atendimento à população.
ASSESSORIA PMRG