Executivo vai realizar novo mutirão participativo no começo de fevereiro
Variadas
Publicado em 24/01/2025

A gestão da prefeita Darlene Pereira prepara para o começo de fevereiro mais um “mutirão participativo” semelhante ao que ocorreu neste mês no bairro Mangueira. Para essa próxima ação, o Executivo pretende ampliar o número de entidades parceiras e já tem garantido o apoio do Senac, FURG, URAB (União Rio-grandina de Associações de Bairros), Central Única das Associações de Bairros do Rio Grande (CURG), CEEE, Corsan e Portos RS.

Não está definido o local e a data para o próximo mutirão, mas o secretário de Assuntos Institucionais (SMRI), Cláudio Costa reforça que a proposta é estender o atendimento de vários serviços públicos às pessoas que ainda sofrem as consequências da enchente do ano passado. Para tanto, junto com as parcerias que estão sendo firmadas pela administração municipal para os mutirões, participarão destas ações as secretarias e outros órgãos governamentais que têm serviços a oferecer para a população, como Saúde, Assistência Social, Segurança, Procon entre outros.

Nesta quinta-feira, o secretário da SMRI recebeu na sede da Prefeitura a diretora de Escola do Senac no município, Mariangela Iturriet da Silva. No encontro, além de fortalecer o convite para a participação do Senac no mutirão participativo, foi discutida a parceria entre Prefeitura e o Senac para a oferta de novos cursos e oficinas na área de geração de trabalho e renda. Costa confirmou que o Executivo vai apresentar um projeto ao Senac com esse objetivo.

Outra reunião do secretário da SMRI ocorreu pela manhã. Ele recebeu os professores da FURG José Ricardo Costa e Jara da Fontoura que desenvolvem o projeto de extensão Povos das Águas. O projeto tem especial atenção para os povos tradicionais, ou seja, para as populações que detêm a pesca artesanal como uma prática essencial para sua subsistência e sua identidade cultural.

“O projeto de extensão Povos das Águas visa não só verificar quais são as demandas de recuperação após as enchentes, mas também estabelecer um caminho para a garantia de direitos, especialmente no que tange ao acesso à Justiça.” Após a reunião, o secretário Cláudio Costa disse que, neste momento, a intenção é buscar o maior número possível de pessoas e entidades parceiras que possam contribuir com o atendimento às populações que serão atendidas nos mutirões participativos em diversas áreas.

ASSESSORIA -- PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!