Segundo Mutirão Participativo atende bairros Bernardeth e Parque Coelho
Variadas
Publicado em 07/02/2025

No entroncamento das ruas Abel Carvalho com Pedro Corrêa de Azevedo, no bairro Bernardeth, o governo municipal do Rio Grande centralizou as atividades de mais um Mutirão Participativo, o segundo programado pela atual gestão da Prefeitura. Além do bairro Bernardeth, as ações atenderam demandas no Parque Coelho.

Desde as primeiras horas da tarde desta quinta-feira (6), várias secretarias do governo e outros órgãos parceiros da atividade se instalaram em tendas ou veículos adaptados com serviços para atender a população. Ali, moradores receberam atendimentos nas áreas da Saúde, Assistência Social, por exemplo, onde foram repassadas orientações sobre o Cadastro Único e realizados testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), medição de sinais vitais, encaminhamentos médicos e aplicação de vacinas. Ainda na Saúde foram aplicadas técnicas de Auriculoterapia. Para pescadores, equipes da Secretaria da Pesca e Agricultura orientaram atividades pesqueiras e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

Outros órgãos parceiros presentes no Mutirão Participativo foram a Ouvidoria e a Defesa Civil da Prefeitura. Já as equipes da Corsan, da CEEE Equatorial e Emater orientaram moradores sobre suas áreas, além de atenderem pedidos sobre contas e ligações de luz e água. A Marinha do Brasil foi, mais uma vez, parceira da Prefeitura e auxiliou na montagem de diversas tendas onde os atendimentos ao público puderam ser realizados.

A prefeita Darlene Torrada Pereira esteve no local e conversou com moradores e equipes que trabalharam no mutirão. Lembrou a importância dos dois bairros e que no início de sua carreira participou, naquela região da cidade, da fundação do Comitê da Cidadania e de outros trabalhos comunitários. Disse que é muito importante a integração do Poder Público com as comunidades e e que o Mutirão Participativo é um projeto que quer ser diferente, justamente por, antes dos serviços, ouvir as necessidades da população. Agradeceu o trabalho dos servidores da Prefeitura e instituições parceiras pelo dia dedicado aos dois bairros. Ao final, junto com diversas crianças do bairro, plantou uma muda de árvores na praça.

Recreação e educação

Na área de recreação e educação para crianças, uma das equipes da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), levou a Escolinha de Trânsito. Outra atividade com esse teor coube ao projeto Lumina Mundo, da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL). Em um furgão instalado no local da ação, a coordenadora deste projeto, Luciana Gepiak recepcionava crianças e adultos interessados em doar ou retirar algum livro ali exposto. Uma das doações foi da moradora Margarete Alves, 58 anos. Ela doou cerca de 10 livros e diz que sempre que pode faz esse tipo de doação e questionou: “porque deixar livros parados em casa?” Vamos circular a leitura, fazer as pessoas terem conhecimento, respondeu em seguida.
Tanto no bairro Bernardeth como no Parque Coelho, equipes da Secretaria de Município de Zeladoria da Cidade (SMZC) trabalharam na coleta de materiais inservíveis, no corte de grama, nivelamento de ruas mapeadas, na limpeza e drenagem central, na limpeza e organização de pontos de coleta reciclável e na revitalização de uma praça. Um dos moradores do bairro Bernardeth, Marco Aurélio Mendes, o Quinho, 55 anos, vive no local há cerca de 50 anos. Disse que o bairro é muito carente de serviços e tudo que vier em benefício da comunidade, como ações em Saúde, por exemplo, sempre será muito bem recebido. “A Prefeitura está de parabéns”, reconheceu. Já Ivone Souza Silveira, 74 anos, se apoia em uma muleta por um problema físico e fez questão de comparecer à atividade. Mesmo com sua limitação física, reivindicou uma academia para as pessoas se exercitarem. “Seria muito bem vinda no bairro!” Afirmou que esse tipo de mutirão é importante porque mostra a proximidade do serviço público com a população. “Isso nos emociona e nos motiva, porque é algo que não costuma acontecer”, salientou.

Números do Mutirão Participativo

Atendimentos e ações realizadas:

- Livros doados: 80

- Escolinha de Trânsito: 63 crianças atendidas

- PIM (Programa Primeira Infância Melhor): 4 atendimentos

- Atividades lúdicas do PIM: 65

- Verificação de pressão: 63 pessoas

- Ouvidoria: 1 atendimento

- Vigilância epidemiológica: 41 atendimentos

-Teste rápido: 19 realizados

- Teste de Glicose: 24 realizados

- Atendimento socioassistencial: 15 realizados

- Cadastro Único: 35 realizados 

- Limpeza de ruas: 21 atendidas, sendo 12 na Bernardeth, 8 no Parque Coelho e uma que liga os dois bairros

- Coleta: foram retirados dois caminhões só com pneus e a SMZC ainda contabiliza os números de caminhões retirados com materiais inservíveis

ASSESSORIA -- PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!