O boletim semanal sobre focos e casos de Dengue divulgado, nesta segunda-feira (10), pela Secretaria da Saúde do Rio Grande revela um caso positivo da doença com origem no próprio município (autóctone). O caso foi registrado no bairro Cidade Nova e soma-se a outras 10 notificações, sendo que oito (8) já foram descartadas para a doença e duas aguardam o resultado de exames laboratoriais.
A Secretaria faz o monitoramento diário em busca de novos focos da Dengue em toda a cidade e tem orientado a população sobre como se prevenir do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti. No boletim semanal, Rio Grande possui 15 focos da Dengue, assim distribuídos: quatro (4) no Povo Novo, três (3) Aeroporto, dois (2) Rodoviária, um (1) no Trevo e essa mesma quantidade nos bairros Mangueira, Linha do Parque, Cidade Nova, São Miguel e Centro.
Entre as medidas mais importantes sobre prevenção ao mosquito transmissor da Dengue, a Secretaria da Saúde orienta à população rio-grandina que mantenha as caixas d’água bem fechadas e evite o acúmulo de água, como por exemplo, no entorno dos vasos de plantas onde deve ser colocada areia.
Baseada na campanha “10 minutos contra a Dengue”, do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria recomenda ainda: amarrar bem os sacos de lixo, manter limpas as calhas das casas, guardar pneus em locais cobertos, não acumular sucata e entulho, esvaziar garrafas PET, potes e vasos. Por último, é preciso que os moradores recebam bem em suas casas os agentes de Saúde e os que fazem o combate a endemias (ACEs). Todos os agentes estão identificados e a serviço das comunidades.
"10 Minutos Contra a Dengue" é uma ação do MS, lançada há um ano, visando a prevenção do mosquito Aedes Aegypti, envolvendo a realização de tarefas simples em casa, semanalmente.
ASSESSORIA -- PMRG