Novo boletim semanal com dados sobre a dengue no Rio Grande mostra que houve aumento no número de focos em relação a semana passada. Os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, subiram de 18 para 24 e a tendência para a próxima semana é de novo aumento, conforme dados preliminares da Superintendência de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria de Município da Saúde (SMS). Um novo boletim vai ser divulgado após o Carnaval.
Os locais com maiores focos são o Povo Novo (cinco) e Cidade Nova (quatro). Há registros, também, na Rodoviária e Aeroporto, cada um três anotações, mais dois focos no bairro Maria dos Anjos e um registro nos seguintes bairros: Domingos Petroline, Centro, Linha do Parque, São Miguel, Trevo, Distrito Industrial e Mangueira.
Em relação às notificações de possíveis casos de dengue, o boletim semanal apresentou um total de 13 registros. Mas, deste total, nove já foram descartados, três ainda aguardam resultados de exames laboratoriais e apenas um foi confirmado para dengue.
10 minutos
A Vigilância Ambiental da SMS orienta a população para que tire 10 minutos por semana, a fim de verificar nos pátios de suas residências se há algum foco do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, um vetor com hábitos intradomiciliares. É preciso que sejam revisados recipientes atrás dos refrigeradores, pratos de vasos de plantas ou qualquer objeto que possa acumular água e ofereça risco para a proliferação do mosquito. O uso de repelentes, telas em portas e janelas e o tratamento adequado da água das piscinas nas residências - com cloro - são outras recomendações da Vigilância.
ASSESSORIA -- PMRG