Em frente ao CRAS Cidade de Águeda, a Prefeitura do Rio Grande se fez presente no bairro nesta quarta-feira (19) levando até a comunidade diversos serviços oferecidos pelo governo municipal. A ação dá continuidade a uma série de mutirões planejados para fortalecer a relação entre a administração municipal e as cidadãs e os cidadãos, promovendo um espaço aberto para diálogo e colaboração. Dessa forma, a iniciativa oportuniza que a comunidade possa expressar suas demandas, apresentar sugestões e participar ativamente na construção de soluções para o desenvolvimento do bairro. Essa foi a 3ª edição do mutirão, que já passou pelos bairros Mangueira, em janeiro, e Bernardeth e Parque Coelho, em fevereiro.
Já no início da tarde, várias secretarias e setores do governo se instalaram em tendas ou veículos adaptados com serviços para atender a população. No local os moradores do bairro Cidade de Águeda puderam receber atendimentos de Saúde, como para testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis, além de serviços de Assistência Social, feitos no CRAS.
Também estiveram presentes a Ouvidoria do Município, a Defesa Civil, a Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), que ofertou atividades lúdicas para as crianças, e o Gabinete da Prefeita, responsável por organizar uma roda de conversa alusiva ao Março Lilás, com o tema “Mulheres na Construção do Bairro”. Já a Secretaria de Cultura e Economia Criativa foi representada pelo projeto Lumina Mundo, onde as crianças puderam conferir diversos livros e escolher o preferido para a leitura em casa.
Como preparação, desde a segunda-feira (17) equipes da Secretaria de Serviços Urbanos estiveram na localidade para trabalhos de manutenção. Desde então, foram feitas ações de limpeza, coleta de inservíveis, corte de grama, entre outros serviços.
Ao longo da tarde a prefeita Darlene Pereira participou da atividade, conversou com a comunidade, ouviu demandas dos moradores e visitou a escola. “ Muito bom estar aqui com vocês hoje. Agradeço a equipe da Prefeitura por terem entendido o meu pedido, que foi de não fazer um mutirão por mutirão, uma limpeza por limpeza, mas sim uma ação para que pudéssemos usar esse espaço como ferramenta de relação com a comunidade. E queremos contar com a comunidade para que o bairro possa estar sempre limpo e bem cuidado. Isso é bom para todos e todas e a população merece”, afirma. O Mutirão da Cidadania foi encerrado com um plantio simbólico de uma árvore, um pé de Araçá, feito com auxílio das crianças.
Para os moradores, a atividade foi vista como positiva. Segundo Michele Lopes, foi uma oportunidade única para que os moradores possam apresentar suas demandas e, para ela, “é bom que a Prefeitura esteja ciente”. A também moradora Andressa Chaubert ainda acrescenta que “é muito importante essa atenção, sinal de que estão dando valor e mais atenção para a gente”.
Visita à escola do bairro
A prefeita Darlene esteve na escola Zelly Pereira Esmeraldo, onde foi feita a entrega oficial de uma pracinha para as crianças, construída a partir de uma emenda encaminhada pelo mandato do deputado federal Alexandre Lindenmeyer. De acordo com o diretor Jayme de Freitas, a escola, que tem quase 600 alunos, estava sem pracinha há mais de cinco anos.
Também na escola foi feita a entrega de kits de mochilas e materiais escolares. Os itens foram doados pela Associação dos Juízes do RS, que encaminhou 150 kits no total e solicitou que fossem entregues para alunos das escolas próximas ao Fórum. Assim, 46 foram cedidos para a escola Zelly Pereira Esmeraldo e os demais serão fornecidas para as escolas Assis Brasil e Valdir Castro.
Balanço
Escolinha de Trânsito da SMMAS – 48 atendimentos
Ouvidoria – 10 atendimentos
Testagem rápida de IST’s – 13 atendimentos
Roda de conversa sobre “Mulheres na construção da organização do bairro” – 25 participantes
ASSESSORIA -- PMRG